Interventoria: uma proposta para o acompanhamento de estagiários de pedagogia

Autores

  • Marina Cyrino
  • Samuel Souza Neto
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Palavras-chave:

Estágio curricular, interventoria, formação de professores

Resumo

O estudo focaliza o estágio curricular no curso de Pedagogia de uma universidade pública do interior paulista, tendo como objetivo identificar na literatura as várias nomeações e tipos de acompanhamento de estágios no Brasil e em outros países; e apresentar e elencar os possíveis elementos que caracterizam uma proposta de acompanhamento de estágio que segue uma perspectiva de interação e intervenção. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou de fontes bibliográficas e de entrevistas semiestruturadas com estagiários, professores, coordenadores e responsáveis pelo estágio na Secretaria Municipal de Educação. Identificamos como formas de acompanhamento de estagiários a tutoria, a mentoria e a supervisão, sendo que essas nomenclaturas também são utilizadas para outras áreas. Nomeamos a proposta que sugerimos para o momento de interventoria, e o professor universitário de estágio foi nomeado de “interagente”. A interventoria, perspectiva reflexiva e crítica de formação, coloca diretamente a universidade e o interagente em interação com a escola e seus professores no processo de estágio. Nas considerações, pontuamos que a interventoria permite compreender o estágio como um campo de conhecimento e possibilita ver a formação de professores voltada para dentro da profissão.

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Publicado

2013-06-30

Como Citar

CYRINO, M.; NETO, S. S. Interventoria: uma proposta para o acompanhamento de estagiários de pedagogia. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 136–152, 2013. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/80. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos