Interventoria: uma proposta para o acompanhamento de estagiários de pedagogia
Palabras clave:
Estágio curricular, interventoria, formação de professoresResumen
O estudo focaliza o estágio curricular no curso de Pedagogia de uma universidade pública do interior paulista, tendo como objetivo identificar na literatura as várias nomeações e tipos de acompanhamento de estágios no Brasil e em outros países; e apresentar e elencar os possíveis elementos que caracterizam uma proposta de acompanhamento de estágio que segue uma perspectiva de interação e intervenção. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou de fontes bibliográficas e de entrevistas semiestruturadas com estagiários, professores, coordenadores e responsáveis pelo estágio na Secretaria Municipal de Educação. Identificamos como formas de acompanhamento de estagiários a tutoria, a mentoria e a supervisão, sendo que essas nomenclaturas também são utilizadas para outras áreas. Nomeamos a proposta que sugerimos para o momento de interventoria, e o professor universitário de estágio foi nomeado de “interagente”. A interventoria, perspectiva reflexiva e crítica de formação, coloca diretamente a universidade e o interagente em interação com a escola e seus professores no processo de estágio. Nas considerações, pontuamos que a interventoria permite compreender o estágio como um campo de conhecimento e possibilita ver a formação de professores voltada para dentro da profissão.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor/a pertenecen exclusivamente a los autores. La Revista se publica bajo el derecho de licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), en el que se permite compartir (mediante la reproducción y distribución del material en cualquier medio o formato) y adaptar (remix), alterar y crear material desde el contenido.