Interventoria: uma proposta para o acompanhamento de estagiários de pedagogia
Mots-clés :
Estágio curricular, interventoria, formação de professoresRésumé
O estudo focaliza o estágio curricular no curso de Pedagogia de uma universidade pública do interior paulista, tendo como objetivo identificar na literatura as várias nomeações e tipos de acompanhamento de estágios no Brasil e em outros países; e apresentar e elencar os possíveis elementos que caracterizam uma proposta de acompanhamento de estágio que segue uma perspectiva de interação e intervenção. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou de fontes bibliográficas e de entrevistas semiestruturadas com estagiários, professores, coordenadores e responsáveis pelo estágio na Secretaria Municipal de Educação. Identificamos como formas de acompanhamento de estagiários a tutoria, a mentoria e a supervisão, sendo que essas nomenclaturas também são utilizadas para outras áreas. Nomeamos a proposta que sugerimos para o momento de interventoria, e o professor universitário de estágio foi nomeado de “interagente”. A interventoria, perspectiva reflexiva e crítica de formação, coloca diretamente a universidade e o interagente em interação com a escola e seus professores no processo de estágio. Nas considerações, pontuamos que a interventoria permite compreender o estágio como um campo de conhecimento e possibilita ver a formação de professores voltada para dentro da profissão.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.