Desafios, saberes e práticas pedagógicas de docentes universitários: repercussões de um Programa Institucional de Formação
Keywords:
Pedagogia Universitária, Formação, Saberes e práticas docentesAbstract
Com o objetivo de contribuir para o campo da Pedagogia Universitária e para os debates surgidos por ocasião da proposta deste dossiê, é apresentado este trabalho que se origina de um estudo em que o principal objetivo foi compreender as significações dos professores universitários da Universidade Federal de Santa Maria em relação aos seus processos formativos. Para isso, foi acompanhado, no segundo semestre de 2009, o I CICLUS – Programa Institucional de Formação e Desenvolvimento Profissional dos Professores e Gestores da universidade. Com a oportunidade de acompanhar o programa, centramos nossos esforços em problematizar a trajetória profissional e a construção de conhecimento por parte dos docentes a partir dos desafios que eles enfrentam na docência e no ensino universitário. O programa reuniu um grupo de trinta professores, sendo que a narrativa de vida, metodologia escolhida para uma aproximação dos sentidos e significados, foi realizada com três professores de diferentes áreas do conhecimento e atuação docente. Tivemos a oportunidade de observar que este programa criou a possibilidade de um espaço de convivência entre os participantes e o intercâmbio de conhecimentos construídos durante seu exercício profissional, como também das angústias geradas pelo desafio da docência universitária. Além disso, foi constatado também que este espaço serviu como um potencial formativo para as questões didático-pedagógicas, sendo possível um exercício de reflexão de sua prática.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright belongs exclusively to the authors. The license rights used by the journal are the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0) license: sharing (copying and distribution of material in any medium or format) and adaptation (remixing), transformation and creation of material from the content are allowed.