Desafios, saberes e práticas pedagógicas de docentes universitários: repercussões de um Programa Institucional de Formação
Mots-clés :
Pedagogia Universitária, Formação, Saberes e práticas docentesRésumé
Com o objetivo de contribuir para o campo da Pedagogia Universitária e para os debates surgidos por ocasião da proposta deste dossiê, é apresentado este trabalho que se origina de um estudo em que o principal objetivo foi compreender as significações dos professores universitários da Universidade Federal de Santa Maria em relação aos seus processos formativos. Para isso, foi acompanhado, no segundo semestre de 2009, o I CICLUS – Programa Institucional de Formação e Desenvolvimento Profissional dos Professores e Gestores da universidade. Com a oportunidade de acompanhar o programa, centramos nossos esforços em problematizar a trajetória profissional e a construção de conhecimento por parte dos docentes a partir dos desafios que eles enfrentam na docência e no ensino universitário. O programa reuniu um grupo de trinta professores, sendo que a narrativa de vida, metodologia escolhida para uma aproximação dos sentidos e significados, foi realizada com três professores de diferentes áreas do conhecimento e atuação docente. Tivemos a oportunidade de observar que este programa criou a possibilidade de um espaço de convivência entre os participantes e o intercâmbio de conhecimentos construídos durante seu exercício profissional, como também das angústias geradas pelo desafio da docência universitária. Além disso, foi constatado também que este espaço serviu como um potencial formativo para as questões didático-pedagógicas, sendo possível um exercício de reflexão de sua prática.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.