A prática pedagógica do professor iniciante da educação básica como formadora de professores
Keywords:
Formação de professores, Professores iniciantes, Conhecimento e senso comumAbstract
Pensar sobre os professores iniciantes exige um olhar atento sobre o indivíduo, o conhecimento e as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola de educação básica. Este artigo versa sobre tais tópicos, tendo como foco de estudo o professor iniciante, sua prática pedagógica e as relações estabelecidas junto aos supervisores escolares. Em sua pergunta norteadora, responde à seguinte questão: por que a prática pedagógica desenvolvida pelo professor iniciante no espaço da escola é formadora de professores? Dialética em seu método e de abordagem qualitativa, a pesquisa é explicativa quanto aos seus objetivos, utilizando-se do questionário aberto como instrumento para a coleta de dados. Fundamenta-se em autores como André (1996), Cunha (1995, 1998), Jaeger (2003), Marcelo García (1999), Martins (1997, 2008), Nóvoa (2009), Romanowski (2009, 2012), entre outros. Participaram desta investigação quatro professoras iniciantes da segunda fase do ensino fundamental de uma escola de educação básica do município de Curitiba, Paraná. A pesquisa aprofunda a temática dos professores iniciantes por meio de discussões acerca do indivíduo, senso comum, conhecimento, saberes experienciais e formação de professores. Procura contribuir com reflexões acerca dos processos de formação docente frente às discussões sobre professores iniciantes, papéis e função dos supervisores, licenciaturas, docência e formação de professores na educação básica.
Downloads
References
ANDRÉ, M. E. D. A. O papel da pesquisa na formação de professores. In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EDUSFcar, 1996.
ANDRÉ, M. E. D. A.; ROMANOWSKI, J. P. O tema formação de professores nas teses e dissertações brasi-leiras, 1990-1996. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 22., 1999, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPEd, 1999.
BENINCÁ, E. Pedagogia e senso comum. In: DALBOSCO, C. A. et al. Filosofia e pedagogia. Campinas: Autores Associados, 2008.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002.
CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1995.
______. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM, 1998.
GATTI, B.; BARRETTO, E. Professores no Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: Unesco, 2009. Disponível em: <http://www.unesco.org/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Brasilia/pdf/professores_brasil_resumo_execu-tivo_2009.pdf>. Acesso em: 16 out. 2010.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
GRANGER, G. G. Por um conhecimento filosófico. Campinas: Papirus, 1989.
GUIDINI, F. Educação inaciana e teoria da complexidade na formação de professores: relações e práticas. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2010.
JAEGER, W. Paidéia. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2000.
MARCELO GARCÍA, C. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.
MARTINS, P. L. O. Didática teórica, didática prática. São Paulo: Loyola, 1997.
______. Didática. Curitiba: Ibpex, 2008.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
PAPI, S. O. G.; MARTINS, P. L. O. A pesquisa sobre professores iniciantes: algumas aproximações. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 39-56, dez. 2010.
PEREIRA, J. E. D. Formação de professores: pesquisa, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
ROMANOWSKI, J. P. Pesquisas sobre formação de professores: um exame das teses e dissertações defen-didas entre 2000 e 2007. Curitiba: [s.n.], 2009.
______. Formação inicial de professores: implicações com a educação básica. In: REBOLLO, F. (Org.). Docência em questão: discutindo trabalho e formação. Campinas: Mercado das Letras, 2012.
ROVIGHI, S. V. História da filosofia moderna: da Revolução Científica a Hegel. São Paulo: Loyola, 1999.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. Porto: Afrontamento, 1987.
SAVIANI, D. História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos. Educação, Santa Maria, v. 30, n. 2, p. 11-26, 2005.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2004.
VAILLANT, D.; MARCELO GARCÍA, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.
VEIGA, I. P. A. A prática pedagógica do professor de didática. 2. ed. Campinas: Papirus, 1992.
ZAGO, N. et al. Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright belongs exclusively to the authors. The license rights used by the journal are the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0) license: sharing (copying and distribution of material in any medium or format) and adaptation (remixing), transformation and creation of material from the content are allowed.