A epistemologia da experiência na formação de professores: primeiras aproximações

Authors

  • Júlio Emílo Diniz-Pereira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Abstract views: 1484 / PDF downloads: 1440

Keywords:

Epistemologia da experiência, Formação de professores, John Dewey

Abstract

Este artigo sistematiza os primeiros pensamentos do autor sobre aquilo que ele denomina “epistemologia da experiência na formação de professores”. Para tal, baseia-se, principalmente, na obra de John Dewey – um dos primeiros a advogar por uma teoria ou filosofia da experiência na educação. A defesa dessa ideia busca não reproduzir a tradicional dicotomia entre teoria e prática na formação de educadores e, por conseguinte, pensar em estratégias mais amplas para a preparação dos profissionais da educação.

Downloads

Download data is not yet available.

References

DEWEY, J. The Relation of Theory to Practice in Education. In: National Society for the Scientific Study of Education, Third Yearbook, Part I, Bloomington: Public School Publishing Co., 1904, p. 140-169.
DEWEY, J. A arte como experiência. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 87-105. (Os pensadores)
DEWEY, J. Experience & Education. New York: Touchstone, 1997.
DEWEY, J. Democracia e educação: capítulos essenciais. São Paulo: Ática, 2007.
DINIZ-PEREIRA, J. E. “How the dreamers are born”. The identity construction of activist educators: Life histories of women educators from the Landless Workers Movement in Brazil. Unpublished doctoral dissertation, University of Wisconsin-Madison, 2005, 460 p.
DINIZ-PEREIRA, J. E. et al. Aprender a ser educador de EJA: análise de memoriais de professores-monitores do PROEF/UFMG. In: DINIZ-PEREIRA, J. E.; LEÃO, G. (Orgs.). Quando a diversidade interroga a formação docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p. 77-107.
DINIZ-PEREIRA, J. E.; FONSECA, M. C. F. R. Identidade docente e formação de educadores de jovens e adultos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 26, n. 2, 2001.
DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M. (Orgs.). Justiça Social: desafio para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
DURKHEIM, E. Educação e sociologia. Lisboa: Ed. 70, 2001.
GATTI, B. A. Licenciaturas: crise sem mudança? ENDIPE, 15, Belo Horizonte, abr. 2010. Anais… Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 485-508.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da Pedagogia. Rio Grande do Sul: Ed. Unijuí, 1998.
SHULMAN, L. Those who understand. Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, 1986.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber. Esboço de uma problemática de um saber docente. Teoria & Educação, n. 04, 1991.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, v.13, jan./fev./mar./abr. 2000, p. 5-24.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Published

2010-05-15

How to Cite

DINIZ-PEREIRA, J. E. A epistemologia da experiência na formação de professores: primeiras aproximações. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 83–93, 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/15. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Articles