A epistemologia da experiência na formação de professores: primeiras aproximações
Palabras clave:
Epistemologia da experiência, Formação de professores, John DeweyResumen
Este artigo sistematiza os primeiros pensamentos do autor sobre aquilo que ele denomina “epistemologia da experiência na formação de professores”. Para tal, baseia-se, principalmente, na obra de John Dewey – um dos primeiros a advogar por uma teoria ou filosofia da experiência na educação. A defesa dessa ideia busca não reproduzir a tradicional dicotomia entre teoria e prática na formação de educadores e, por conseguinte, pensar em estratégias mais amplas para a preparação dos profissionais da educação.
Descargas
Citas
DEWEY, J. A arte como experiência. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 87-105. (Os pensadores)
DEWEY, J. Experience & Education. New York: Touchstone, 1997.
DEWEY, J. Democracia e educação: capítulos essenciais. São Paulo: Ática, 2007.
DINIZ-PEREIRA, J. E. “How the dreamers are born”. The identity construction of activist educators: Life histories of women educators from the Landless Workers Movement in Brazil. Unpublished doctoral dissertation, University of Wisconsin-Madison, 2005, 460 p.
DINIZ-PEREIRA, J. E. et al. Aprender a ser educador de EJA: análise de memoriais de professores-monitores do PROEF/UFMG. In: DINIZ-PEREIRA, J. E.; LEÃO, G. (Orgs.). Quando a diversidade interroga a formação docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p. 77-107.
DINIZ-PEREIRA, J. E.; FONSECA, M. C. F. R. Identidade docente e formação de educadores de jovens e adultos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 26, n. 2, 2001.
DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M. (Orgs.). Justiça Social: desafio para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
DURKHEIM, E. Educação e sociologia. Lisboa: Ed. 70, 2001.
GATTI, B. A. Licenciaturas: crise sem mudança? ENDIPE, 15, Belo Horizonte, abr. 2010. Anais… Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 485-508.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da Pedagogia. Rio Grande do Sul: Ed. Unijuí, 1998.
SHULMAN, L. Those who understand. Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, 1986.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber. Esboço de uma problemática de um saber docente. Teoria & Educação, n. 04, 1991.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, v.13, jan./fev./mar./abr. 2000, p. 5-24.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor/a pertenecen exclusivamente a los autores. La Revista se publica bajo el derecho de licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), en el que se permite compartir (mediante la reproducción y distribución del material en cualquier medio o formato) y adaptar (remix), alterar y crear material desde el contenido.