As narrativas de professores sobre a escola e a mediação de um Grupo de Pesquisa-Formação
Keywords:
Concepções de Escola, Formação de Professores, Narrativas Autobiográficas, Pesquisa-FormaçãoAbstract
O presente texto discute aspectos da formação profissional de um grupo de professores, com base na reflexão sobre as narrativas de suas histórias de vida e no âmbito de uma Pesquisa-Formação que teve como objetivos compreender os processos mediante os quais professores da Educação Básica se constituem como são e propiciar condições para que os envolvidos na pesquisa sejam conduzidos à reflexão, partilhada com os pares, sobre seus percursos formativos e as origens de suas práticas pedagógicas. A análise aqui apresentada desvela os diferentes olhares desses professores e suas percepções sobre a escola que conheceram como discentes, a que encontraram como professores e a que desejam para seus alunos. São também discutidas as concepções que permeiam o imaginário dos professores e a importância de transformar os relatos experienciais e relacionais, que aparecem de forma predominante nas narrativas, em atos reflexivos mais críticos que propiciem um processo de construção de um caminho possível para uma nova escola e um novo professor.
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