Residência pedagógica, ensino por investigação e a profissionalização de professores de física de uma universidade pública federal

Autores

  • Geide Coelho UFES

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.387
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Palavras-chave:

Residência Pedagógica. profissionalização docente. ensino por investigação. Narrativas. postura pedagógica

Resumo

Este estudo buscou compreender como o programa Residência Pedagógica contribuiu para a profissionalização docente de residentes do curso de Física de uma universidade pública federal. Para a produção dos dados, realizamos uma roda de conversa com sete residentes que fizeram parte do primeiro edital do programa. Para análise dos dados, pautamo-nos nos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciam que a vivência no cotidiano escolar e a possibilidade de analisar coletivamente o exercício profissional foram fundamentais para o processo de profissionalização desses residentes. Consideramos também que a concepção do ensino por investigação influenciou na constituição de novos modos de se relacionar no ambiente escolar, uma nova postura/modo de ser professor que reconhece a importância dos sujeitos compartilharem saberes e se responsabilizarem de forma coletiva pelo processo de construção de conhecimentos científicos e profissionais da docência. 

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

COELHO, G. Residência pedagógica, ensino por investigação e a profissionalização de professores de física de uma universidade pública federal. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 173–186, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i25.387. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/387. Acesso em: 29 mar. 2024.