Implicações de uma comunidade de aprendizagem ao desenvolvimento profissional docente de professoras da educação infantil em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.554Keywords:
Desenvolvimento profissional docente. Formação continuada de professores. Educação Infantil. Educação em tempos de Pandemia. Comunidade de aprendizagem.Abstract
In 2020, due to the pandemic, educational institutions had to reinvent themselves in order to continue with the proposed teacher training. This article aims to understand the implications of a learning community in times of pandemic for the professional development of teachers at a Child Education Center in the city of Gaspar, Santa Catarina. The study is based on Nóvoa (1992), Garcia (1999), Gatti (2008), Imbernón (2009), among others. It is qualitative research, whose data, generated through individual semi-structured interviews and a dialogue group, pointed to: expansion of teaching knowledge; reflections on educational practice in times of pandemic; alleviation of the dilemmas of practice when returning to face-to-face classes; changes in teaching practice; and continuity in the training process. It is expected, with this research, to broaden the reflections about the potency of collaborative formative processes.
Downloads
References
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. Brasil, 1996.
BRASIL. Parecer no 009, de 08 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília/DF, 2001.
BRASIL. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun., 2014.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução no 02 de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2015.
FALK, J. Abordagem Pikler: Educação infantil. 1. ed. São Paulo: Omnisciência, 2016.
FERNANDES, S. C. L. Grupos de Formação - análise de um processo de formação em serviço sob a perspectiva dos professores da Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação Instituição de Ensino) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
FRIEDMANN, A. A vez e a voz das crianças. 1. ed. São Paulo: Panda Books, 2020.
FIORIN, B. P. A. Trabalho e pedagogia: considerações a partir dos discursos de pedagogas na escola. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.
GARCIA, M. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GATTI, B. A. et al. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos; relatório de pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Fundação Vitor Civita, 2008.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
KIDDER, L. H. Questionários e entrevistas. In: Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: EPU, 1987.
MARAFON, D.; MENEZES, A. C. A abordagem de Reggio Emilia para aprendizagem na educação infantil. XIII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). Anais...Curitiba: 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/26611_13639.pdf.
MELLO, S. A.; BARBOSA, M. C. S.; FARIA, A. L. G. DE. Documentação pedagógica teoria e prática. 3. ed. Campinas, SP: Pedro e João, 2017.
MINAYO, M. C. DE S. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 6. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1996.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. In: Formação de professores e profissão docente. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 15–34.
NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, V.47 n.166 p. 1106 – 1133 out./dez. 2017.
SACRISTÁN, G. Compreender e transformar o ensino. Trad.: Ernani F. da Fonseca Rosa. 4.ed. - Porto Alegre: ARTMED, 1998.
PINTO, A. L.; LIDUGÉRIO, D. C. M.; ALMEIDA, K. B. D. Formação continuada em tempos de pandemia: reflexões sobre o currículo da educação infantil. Revista Práticas, v. 5, n. 6, p. 95–106, 2020.
PIORSKI, G. Brinquedos do chão: A natureza, o imaginário e o brincar. 1. ed. São Paulo: Peirópolis, 2016.
RAUSCH, R.B. O processo de reflexividade promovido pela pesquisa na formação inicial de professores. 2008. 328 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2008.
SANTOS, V. C. DOS. A formação de professores em comunidade de prática: o caso de um grupo de professores de Química em formação inicial. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VAILLANT, D. MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. (Orgs) Denise Vaillant, Carlos Marcelo. 1 ed. Curitiba: ED. UTFPR, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright belongs exclusively to the authors. The license rights used by the journal are the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0) license: sharing (copying and distribution of material in any medium or format) and adaptation (remixing), transformation and creation of material from the content are allowed.