Implicações de uma comunidade de aprendizagem ao desenvolvimento profissional docente de professoras da educação infantil em tempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.554
Abstract views: 608 / PDF downloads: 465

Palabras clave:

Desenvolvimento profissional docente. Formação continuada de professores. Educação Infantil. Educação em tempos de Pandemia. Comunidade de aprendizagem.

Resumen

En 2020, debido a la pandemia, las instituciones educativas tuvieron que reinventar-se para continuar con la formación docente propuesta. Este artículo tiene como objetivo compreender la implicaciones de una comunidade de aprendizaje en tiempos de pandemia para el desarollo professional de los docentes de un Centro de Educación Infantil de la ciudad de Gaspar, S.C. El estúdio se basa em Nóvoa (1992), García (1999), Gatti (2008), Imbernón (2009), entre otros. Se trata de una investigación cualitativa, cuyos datos, generados através de entrevistas individuales semiestructuradas y um grupo de diálogo, apuntan a: expación del conocimento docente; reflexiones sobre la práctica educativa en tempos de pandemia; alivio de los dilemas de la prática al regressar a clases presenciales; câmbios en la práctica docente; y continuidade en el processo de formación. Se espera, con esta investigación, ampliar las refelxiones sobre la potencia de los processos formativos colaborativos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.
 PlumX Metrics

Citas

ANTICH, A. V.; FORSTER, M. M. DOS S. Formação continuada na modalidade de grupo de estudos: repercussões na prática docente. IX ANPED SUL - Seminário de pesquisa em educação da região Sul. Anais... Caxias do Sul: 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2711/577
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. Brasil, 1996.
BRASIL. Parecer no 009, de 08 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília/DF, 2001.
BRASIL. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun., 2014.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução no 02 de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2015.
FALK, J. Abordagem Pikler: Educação infantil. 1. ed. São Paulo: Omnisciência, 2016.
FERNANDES, S. C. L. Grupos de Formação - análise de um processo de formação em serviço sob a perspectiva dos professores da Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação Instituição de Ensino) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
FRIEDMANN, A. A vez e a voz das crianças. 1. ed. São Paulo: Panda Books, 2020.
FIORIN, B. P. A. Trabalho e pedagogia: considerações a partir dos discursos de pedagogas na escola. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.

GARCIA, M. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GATTI, B. A. et al. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos; relatório de pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Fundação Vitor Civita, 2008.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
KIDDER, L. H. Questionários e entrevistas. In: Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: EPU, 1987.
MARAFON, D.; MENEZES, A. C. A abordagem de Reggio Emilia para aprendizagem na educação infantil. XIII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). Anais...Curitiba: 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/26611_13639.pdf.
MELLO, S. A.; BARBOSA, M. C. S.; FARIA, A. L. G. DE. Documentação pedagógica teoria e prática. 3. ed. Campinas, SP: Pedro e João, 2017.
MINAYO, M. C. DE S. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 6. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1996.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. In: Formação de professores e profissão docente. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 15–34.
NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, V.47 n.166 p. 1106 – 1133 out./dez. 2017.
SACRISTÁN, G. Compreender e transformar o ensino. Trad.: Ernani F. da Fonseca Rosa. 4.ed. - Porto Alegre: ARTMED, 1998.
PINTO, A. L.; LIDUGÉRIO, D. C. M.; ALMEIDA, K. B. D. Formação continuada em tempos de pandemia: reflexões sobre o currículo da educação infantil. Revista Práticas, v. 5, n. 6, p. 95–106, 2020.
PIORSKI, G. Brinquedos do chão: A natureza, o imaginário e o brincar. 1. ed. São Paulo: Peirópolis, 2016.
RAUSCH, R.B. O processo de reflexividade promovido pela pesquisa na formação inicial de professores. 2008. 328 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2008.
SANTOS, V. C. DOS. A formação de professores em comunidade de prática: o caso de um grupo de professores de Química em formação inicial. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VAILLANT, D. MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. (Orgs) Denise Vaillant, Carlos Marcelo. 1 ed. Curitiba: ED. UTFPR, 2012.

Publicado

2022-04-16

Cómo citar

SILVA, T. D. O. da .; RAUSCH, R. B.; SOPELSA, C. dos S. P. . Implicações de uma comunidade de aprendizagem ao desenvolvimento profissional docente de professoras da educação infantil em tempos de pandemia. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 43–56, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i29.554. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/554. Acesso em: 22 nov. 2024.