PNE 2014-2024: tecnologias educacionais e formação de professores

Autores/as

  • Dilmeire Vosgerau
  • Glaucia da Silva Brito
  • Nuria Camas

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v8i14.135
Abstract views: 2696 / PDF downloads: 5143

Palabras clave:

PNE, Formação de professores, Tecnologias educacionais, Cultura digital

Resumen

A partir da compreensão dos desafios vivenciados na educação em tempos de cibercultura e, principalmente, no que tange à inserção da cultura digital no ambiente escolar, neste artigo traçamos como objetivo analisar, no texto do Plano Nacional de Educação 2014-2024, o que foi mantido e aprovado sobre formação de professores e tecnologias educacionais. O processo de análise de dados ocorreu a partir da técnica de codificação aberta, que, na sequência, foi categorizada e validada pelos três pesquisadores e submetida à discussão a partir do referencial sobre formação de professores em uma era de cultura digital. Os resultados demonstram que a relação das tecnologias com a formação de professores está presente na meta 1, que trata da educação infantil, na meta 3, que aborda o ensino médio, e na meta 10, que se refere à educação profissional. Também se destaca na análise a produção de tecnologia, sem, no entanto, haver uma indicação precisa da participação do professor nessa produção. Conclui-se que houve um avanço em relação a documentos anteriores na preocupação com as tecnologias educacionais, mas ainda há muito a ser feito nos planos estaduais e municipais para que a formação do professor de fato ocorra e para que ele não seja um mero utilizador de tecnologias para ensinar e, sim, um mediador do processo de construção da aprendizagem, que utiliza a tecnologia como um catalisador.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.
 PlumX Metrics

Publicado

2016-06-30

Cómo citar

VOSGERAU, D.; BRITO, G. da S.; CAMAS, N. PNE 2014-2024: tecnologias educacionais e formação de professores. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 103–118, 2016. DOI: 10.31639/rbpfp.v8i14.135. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/135. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos