PNE 2014-2024: tecnologias educacionais e formação de professores
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v8i14.135Mots-clés :
PNE, Formação de professores, Tecnologias educacionais, Cultura digitalRésumé
A partir da compreensão dos desafios vivenciados na educação em tempos de cibercultura e, principalmente, no que tange à inserção da cultura digital no ambiente escolar, neste artigo traçamos como objetivo analisar, no texto do Plano Nacional de Educação 2014-2024, o que foi mantido e aprovado sobre formação de professores e tecnologias educacionais. O processo de análise de dados ocorreu a partir da técnica de codificação aberta, que, na sequência, foi categorizada e validada pelos três pesquisadores e submetida à discussão a partir do referencial sobre formação de professores em uma era de cultura digital. Os resultados demonstram que a relação das tecnologias com a formação de professores está presente na meta 1, que trata da educação infantil, na meta 3, que aborda o ensino médio, e na meta 10, que se refere à educação profissional. Também se destaca na análise a produção de tecnologia, sem, no entanto, haver uma indicação precisa da participação do professor nessa produção. Conclui-se que houve um avanço em relação a documentos anteriores na preocupação com as tecnologias educacionais, mas ainda há muito a ser feito nos planos estaduais e municipais para que a formação do professor de fato ocorra e para que ele não seja um mero utilizador de tecnologias para ensinar e, sim, um mediador do processo de construção da aprendizagem, que utiliza a tecnologia como um catalisador.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.