As representações sociais e o programa de residência pedagógica para licenciandos em letras no sertão de Pernambuco

Autores

  • Larissa de Pinho Cavalcanti UFRPE-UAST

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.406
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Palavras-chave:

representações sociais, licenciatura em Letras, programa de residência pedagógica, formação de professores

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar as representações sociais sobre o Programa de Residência Pedagógica da CAPES presentes nos relatórios finais dos bolsistas vinculados à Licenciatura em Letras de uma universidade pública no sertão de Pernambuco. As representações sociais são construções coletivas compartilhadas por membros de grupos sociais que organizam e categorizam os elementos e os eventos do mundo empírico. Com base nos estudos de Moscovici (2000, 2003), Abric (1994), Jodelet (2001) e Py (2000, 2004), investigamos as representações sociais que discentes ligados ao PRP, nossa análise identificou como representações centrais do PRP a formação docente e a definição institucional do programa articuladas em função de: presença em sala de aula, interação entre teoria e prática, por um lado, e o programa como experiência e qualificação positiva. As representações periféricas dizem respeito aos estágios supervisionados e críticas a parceiros do programa. 

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

DE PINHO CAVALCANTI, L. As representações sociais e o programa de residência pedagógica para licenciandos em letras no sertão de Pernambuco . Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 203–218, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i25.406. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/406. Acesso em: 19 abr. 2024.