PEDAGOGICAL RESIDENCE PROGRAM: BETWEEN CONVERGENCE AND DISPUTES IN THE FIELD OF TEACHER TRAINING

Authors

  • Isabel Maria Sabino de Farias

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.433
Abstract views: 1744 / PDF downloads: 1802

Keywords:

Teacher training policy. Pedagogical Residency Program. Teaching teaching. Initial formation

Abstract

O work discusses the Pedagogical Residency Program (PRP) as an educational policy for teacher training. The analysis identifies the PRP as a training device that takes on a loan or principle of licensing in the future context of work. To problematize the emergency of PRP as public policy, outlined above all, not post-coup of 2016, considers that it expresses a sociopolitical and educational dispute around teacher training practices, evidencing trends of neoliberal policies of imposition of curricular orientations, for example what happens with BNCC da Educação Básica. It is argued that this is what happens as PRP in relation to the Pibid and to the Supervised State, generating overlap and fragmentation that tends to accentuate the theory and practice dichotomization in the initial training.

Downloads

Download data is not yet available.
 PlumX Metrics

References

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, e230095, dez. 2018. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24782018000100280&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt.

AGUIAR, Márcia Ângela da Silva. Relato da resistência à instituição da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação mediante pedido de vista e declarações de votos. In: AGUIAR, Márcia Ângela da Silva; DOURADO, Luiz Fernandes. (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018, p.8-22.

ANPED. Uma formação formatada. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2I2KBv7. Acesso em: 15 jan.2020. Disponível em https://anped.org.br/news/posicao-da-anped-sobre-texto-referencia-dcn-e-bncc-para-formacao-inicial-e-continuada-de.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Resoluções CNE/CP, Brasília, 2002. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf.

BRASIL.Decreto n. 6.316, de 20 de dezembro de 2007. Aprova o estatuto e o quadro demonstrativo dos cargos em comissão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes –, e dá outras providências. 2007. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6316.htm#:~:text=Decreto%20n%C2%BA%206316&text=DECRETO%20N%C2%BA%206.316%2C%20DE%2020%20DE%20DEZEMBRO%20DE%202007.&text=Aprova%20o%20Estatuto%20e%20o,que%20lhe%20confere%20o%20art..

BRASIL. Decreto nº 7.219. Dispõe sobre o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília/DF, 24 jun. 2010. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7219.htm#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20o%20Programa%20Institucional,vista%20o%20disposto%20no%20art.

BRASIL.Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 2 de 1 de julho de 2015. Define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1 jul. 2015. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em http://uab.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital Nº 01/2020. 2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em http://uab.capes.gov.br/images/novo_portal/editais/editais/21102020-Edital-1-RP-Altera%C3%A7%C3%A3o.pdf.

CARDOSO, Nilson de Souza; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Qual o conceito de docência? entre resistências e investigações. Formação em Movimento, Rio de Janeiro, v.2, i.2, n.4, p. 395-415, jul./dez. 2020. Disponível em http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/view/612/898.

CEBALLOS, Ingrid Muller de. “La formación docente em Alemania: uma ojeada histórica”. Revista Educación y Pedagogía, facultad de Educación, universidad de Antioquia, Colombia, n. 14 y 15, p. 170-177, 1995. Disponível em http://aprendeenlinea.udea.ed.co/revistas/index.php/revistaeyp/article/view/5008.

FARIA, Juliana Batista; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso?. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 28, n. 68, p. 333-356, maio/ago. 2019. Disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8393/5630.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de. O discurso curricular da proposta para BNC da formação de professores da educação básica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 155-168, jan./mai. 2019. Disponível em https://bit.ly/37ZUFQc.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de; JARDILINO, José Rubens; SILVESTRE, Magali Aparecida. Aprender a ser professor: aportes de pesquisa sobre o PIBID. Jundiaí: Paco editorial, 2015.

FICHTNER, Bernd; BENITES, Maria. O ofício do professor na Alemanha – uma entrevista. Educação, Porto Alegre, RS, ano XXVIII, v.3, n. 57, p. 535-546, set./dez.2005.

FONTOURA, Helena Amaral da. Residência Pedagógica: investigação-ação com professores egressos da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 20, n. 43, p. 307-372, 2011a.

FONTOURA, Helena Amaral da. Percursos de formação e experiências docentes: um estudo com egressos do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. In: FONTOURA, H. A. (Org.) Residência Pedagógica: Percursos de formação e experiências docentes na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Niterói: Intertexto, 2011b. p. 11-23.

FORPIBID. Informe 01-2017. Apresentação do novo Diretório do FORPIBID. 2017 (mímeo).

FREITAS, Helena Costa Lopes de. PNE e formação de professores: contradições e desafios. Retratos da Escola, Brasília, v. 8, n. 15, p. 427-446, jul./dez. 2014. Disponível emhttp://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/451/582.

HORII, Cristina Leika. Um estudo da residência médica para a compreensão da formação continuada de professores, 2013. 144f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) Universidade de São Paulo – São Paulo, 2013.

JARDILINO, José Rubens Lima. Políticas de formação de professores em conflito com o currículo: estágio supervisionado e Pibid. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 2, p. 353-366, 2014. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/12068/pdf.

MARTINS, Maria Márcia de Castro; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; CAVALCANTE, Maria Marina Dias. Nos caminhos entre estágio Supervisionado e o Pibid: o que contam os licenciandos de Biologia? In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16, 2012. Campinas. Anais. Campinas, SP: Junqueira & Marinho Editores, 2012. p.4212.

MEC. Política Nacional de Formação de Professores. Slides apresentados por Maria Helena Guimarães de Castro. Brasília, outubro de 2017.

NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço; MELIN, Ana Paula Gaspar; ALMEIDA, Ordalia Alves. Trabalho docente e formação de professores: Os professores iniciantes e suas práticas. Debates em Educação, Maceió, vol. 3, nº 6, ago./dez. 2011.

NOVÓA, Antônio. Professores para 2050. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; JARDILINO, José Rubens Lima; SILVESTRE, Magali Aparecida (Orgs). Aprender a ser professor. Aportes de pesquisa sobre o PIBID. Jundiaí, Paco Editorial, 2015.

PANIAGO, Rosenilde Nogueira; SARMENTO, Teresa. A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 771-792, abr./jun. 2017.

PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda?. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, e240001. 2019.

REIS, Valdeci. #Ocupar e resistir: estudantes catarinenses em defesa da escola pública. Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, v.2, n.5, p. 235-258, maio./ago. 2017. Disponível em https://doi.org/10.24280/ape.v2i5.196.

RODRIGUES, Larissa Zancan; PEREIRA, Beatriz; MOHR, Adriana. O Documento “Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica” (BNCFP): Dez Razões para Temer e Contestar a BNCFP. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 20, p.01-39, jan./dez. 2020.

SACRISTÃN, José Gimeno. O significado e a função da educação na sociedade e na cultura globalizada. In: MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; GARCIA, Regina Leite. (Orgs). CURRÍCULO NA CONTEMPORANEIDADE: incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2003.

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro da; CRUZ, Shirleide Pereira. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 227-247, mai./ago, 2018.

VAILLANT, Denise. Políticas de inserción a la docencia en America Latina: la deuda pendiente. Profesorado - Revista de Curriculum y Formación del Profesorado, Sevilha/ES, v. 13, n. 1, p. 27-41, 2009.

Published

2020-12-22

How to Cite

DE FARIAS, I. M. S. PEDAGOGICAL RESIDENCE PROGRAM: BETWEEN CONVERGENCE AND DISPUTES IN THE FIELD OF TEACHER TRAINING. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 95–108, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i25.433. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/433. Acesso em: 22 jul. 2024.