Apontamentos sobre a formação de professores nos estudos e produções do grupo de pesquisa EDUCAS/UECE: percursos e perspectivas

Autores

  • Isabel Maria Sabino de Farias Universidade Estadual do Ceará – UECE
  • Jeannette Filomeno Pouchain RAMOS Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB
  • Silvina Pimentel SILVA Universidade Estadual do Ceará – UECE

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.180
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Palavras-chave:

Formação de Professores, Grupo de Pesquisa, Metodologia

Resumo

O texto, resultado de exame teórico e documental, aborda o tema da formação de professores nos estudos e produções do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade - EDUCAS, da Universidade Estadual do Ceará - UECE, entre 2006 a 2018. As últimas décadas evidenciaram o potencial de processos associativos na produção do conhecimento, fomentando a expansão e fortalecimento de grupos de pesquisa nas universidades públicas. A análise destaca a caminhada como coletivo, a adoção de formas de trabalho colaborativo e investimentos na formação de novos pesquisadores para a área, como marca do percurso do EDUCAS. O desenvolvimento de pesquisas integradas é outro aspecto recorrente nos estudos dessa equipe, prevalecendo a abordagem qualitativa, pesquisas empíricas e a adoção de metodologias variadas. As temáticas denotam interesses no campo da política educacional, do percurso de formação dos professores, da prática docente e da inovação pedagógica, tanto numa perspectiva contemporânea quanto histórica. O EDUCAS está na base da criação e consolidação do Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição, que tem como área de concentração a formação de professores.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

DE FARIAS, I. M. S.; RAMOS, J. F. P.; SILVA, S. P. Apontamentos sobre a formação de professores nos estudos e produções do grupo de pesquisa EDUCAS/UECE: percursos e perspectivas. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 13–32, 2018. DOI: 10.31639/rbpfp.v10i19.180. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/180. Acesso em: 26 dez. 2024.

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