Programa mais educação: novos caminhos, diferentes possibilidades para a formação de professores

Autores/as

  • Marilia Salles Bastos CE/UFSM
  • Doris Pires Vargas Bolzan UFSM
  • Giovana Medianeira Fracari Hautrive Centro Universitário Franciscano
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Palabras clave:

Programa Mais Educação, Concepções Docentes, Alfabetização

Resumen

Este artigo é o resultado do trabalho desenvolvido junto aos estudos do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: Educação Básica e Superior (GPFOPE) por meio do projeto Cultura Escrita: Saberes e Fazeres Docentes em Construção vinculado à Universidade Federal de Santa Maria. As atividades deste projeto uniram-se ao Programa Mais Educação com o intuito de desenvolver atividades diversificadas de leitura e escrita na Oficina de Letramento. Como objetivo geral, buscamos compreender as concepções docentes acerca do Programa Mais Educação e reconhecer como as atividades da Oficina de Letramento repercutem na aprendizagem da lectoescrita em crianças do 1º ciclo de alfabetização do ensino fundamental. Assim, o estudo foi organizado de modo a sustentar teoricamente as análises nas discussões sócio-históricas, utilizando os documentos que fundamentam o Programa Mais Educação. A metodologia que escolhemos para desenvolver a pesquisa é a abordagem qualitativa de cunho etnográfico, utilizando os diários de aula e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta dos dados. Nos achados da pesquisa, evidenciamos como categoria de análise o Programa Mais Educação: novos caminhos, diferentes possibilidades, constituída pelo conhecimento docente sobre o Programa, que caracteriza-se pela forma como as professoras e a monitora foram apresentadas a ele. Esses conhecimentos foram fundantes para a nossa análise na medida em que evidenciamos que as concepções das profissionais dependem deles. Ainda observamos como as professoras compreendem a dinâmica dos circuitos de jogos e atividades diversificadas, o que nos auxilia a verificar como elas concebem essa dinâmica no contexto do 1º ciclo no que se refere ao desenvolvimento da lectoescrita no período da alfabetização. Concluímos com nosso estudo que o Programa Mais Educação não está incluído no contexto escolar. Para que isso ocorra, é importante que sejam propostos momentos de socialização do trabalho realizado no Programa, que se fomente a formação e o estudo de temáticas e conceitos para que professoras e monitores possam visualizar as contribuições desse trabalho para seus estudantes e para toda a comunidade escolar, pois o Programa Mais Educação deve fazer parte do contexto da escola e precisa ser considerado dessa forma.

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Publicado

2014-06-30

Cómo citar

BASTOS, M. S.; BOLZAN, D. P. V.; HAUTRIVE, G. M. F. Programa mais educação: novos caminhos, diferentes possibilidades para a formação de professores. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 11–30, 2014. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/83. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos

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