Programa mais educação: novos caminhos, diferentes possibilidades para a formação de professores
Mots-clés :
Programa Mais Educação, Concepções Docentes, AlfabetizaçãoRésumé
Este artigo é o resultado do trabalho desenvolvido junto aos estudos do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: Educação Básica e Superior (GPFOPE) por meio do projeto Cultura Escrita: Saberes e Fazeres Docentes em Construção vinculado à Universidade Federal de Santa Maria. As atividades deste projeto uniram-se ao Programa Mais Educação com o intuito de desenvolver atividades diversificadas de leitura e escrita na Oficina de Letramento. Como objetivo geral, buscamos compreender as concepções docentes acerca do Programa Mais Educação e reconhecer como as atividades da Oficina de Letramento repercutem na aprendizagem da lectoescrita em crianças do 1º ciclo de alfabetização do ensino fundamental. Assim, o estudo foi organizado de modo a sustentar teoricamente as análises nas discussões sócio-históricas, utilizando os documentos que fundamentam o Programa Mais Educação. A metodologia que escolhemos para desenvolver a pesquisa é a abordagem qualitativa de cunho etnográfico, utilizando os diários de aula e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta dos dados. Nos achados da pesquisa, evidenciamos como categoria de análise o Programa Mais Educação: novos caminhos, diferentes possibilidades, constituída pelo conhecimento docente sobre o Programa, que caracteriza-se pela forma como as professoras e a monitora foram apresentadas a ele. Esses conhecimentos foram fundantes para a nossa análise na medida em que evidenciamos que as concepções das profissionais dependem deles. Ainda observamos como as professoras compreendem a dinâmica dos circuitos de jogos e atividades diversificadas, o que nos auxilia a verificar como elas concebem essa dinâmica no contexto do 1º ciclo no que se refere ao desenvolvimento da lectoescrita no período da alfabetização. Concluímos com nosso estudo que o Programa Mais Educação não está incluído no contexto escolar. Para que isso ocorra, é importante que sejam propostos momentos de socialização do trabalho realizado no Programa, que se fomente a formação e o estudo de temáticas e conceitos para que professoras e monitores possam visualizar as contribuições desse trabalho para seus estudantes e para toda a comunidade escolar, pois o Programa Mais Educação deve fazer parte do contexto da escola e precisa ser considerado dessa forma.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.