Da formação inicial ao desenvolvimento profissional docente: análises e reflexões sobre os processos formativos
Mots-clés :
Formação docente, Desenvolvimento profissional, Processos formativos.Résumé
Este artigo analisa os elementos constituintes da formação de professores e do desenvolvimento profissional docente. A reflexão parte da formação inicial e contínua e segue apresentando como o desenvolvimento profissional ocorre a partir desses processos formativos. Dessa forma, os objetivos deste estudo voltaram-se para distinguir os elementos constituintes da formação de professores em relação à formação inicial, à formação contínua e ao desenvolvimento profissional docente; identificar as necessidades específicas da formação inicial e do desenvolvimento profissional; assinalar as características essenciais de programas de desenvolvimento profissional eficazes. Os principais autores que sustentam as análises aqui propostas são Formosinho (2009), Marcelo (1999), Flores (2003), Day (2001) e Oliveira-Formosinho (2009). A pesquisa bibliográfica conduziu o desenvolvimento do estudo e a abordagem qualitativa possibilitou a análise do material coletado para analisar o objeto proposto. As análises indicam que a formação inicial é uma etapa que permite a constituição profissional do sujeito; a formação contínua é um processo permanente de estudo e entendimento da prática que possibilita compreender as diferentes situações que ocorrem em sala de aula; e o desenvolvimento profissional requer que a ação do professor ocorra para que a partir da experiência produza-se a análise e a reflexão advindos dessa prática possibilitando que o desempenho profissional docente se aprimore. Os resultados obtidos ampliaram a compreensão sobre a formação de professores, suas especificidades, os programas de desenvolvimento profissional docente e as possíveis dicotomias que incidem nesses programas.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.