A construção de saberes docentes no contexto de ações formativas colaborativas
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i20.191Mots-clés :
Formação de professores, Saberes docentes, Professor pesquisadorRésumé
O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no contexto de um subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, com os bolsistas do grupo PIBID-Física da IES. Esses sujeitos participaram de um processo de pesquisa-ação colaborativa vinculado as ações formativas de acompanhamento de projeto, desenvolvimento e testagem de material didático, momentos de estudos e aulas compartilhadas, desenvolvidas num período de 2013 a 2016, no contexto da universidade e de duas escolas parceiras do PIBID. Nos momentos de reflexões sistemáticas, os sujeitos foram incentivados a realizar uma autoinvestigação, materializada em diários e bordo. A análise desses documentos e dos relatos escritos das reuniões semanais, sinalizam que as ações desenvolvidas nesse contexto, quando estruturadas em referenciais formativos, podem contribuir para uma integração significativa dos saberes disciplinares, curriculares e profissionais na prática docente e a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo.
Téléchargements
Références
BRASIL. DEB-DIRETORIA, DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL. Relatório de Gestão 2009-2011. Brasília: CAPES, 2013
BRASIL. MEC. CAPES. Portaria n. 096/2013. Brasília: [s.n.], 2013.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais Para A Educação Básica. 2010
CAÑETE, Lílian Sipoli Carneiro. O diário de bordo como instrumento de reflexão crítica da prática do professor. Programa de Pós-Graduação em Educação–UFMG, Belo Horizonte, 2010.
CONTRERAS, José. Autonomia de professores. Trad.: Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.
DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios1 Understanding collaborative work in education and revealling its benefits. Educar em revista, n. 31, p. 213-230, 2008.
DOS SANTOS MONTENEGRO, Vanda Luiza; FERNANDEZ, Carmen. Processo Reflexivo e desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo numa intervenção formativa com professores de Química. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 1, p. 251-275, 2015.
JORDÃO, Rosana dos Santos. A pesquisa-ação na formação inicial de professores: elementos para a reflexão. GT: Formação de Professores, n. 08, p. 03, 2004.
MARCON, Daniel; GRAÇA, Amândio Braga dos Santos; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Busca de paralelismo entre conhecimento pedagógico do conteúdo e processo de raciocínio e ação pedagógica. Educação em Revista, v. 27, n. 1, p. 261-294, 2011.
MARCONDES, Maria Inês. Articulando pesquisa e prática na formação inicial dos professores. Revista Educação em Perspectiva, v. 4, n. 1, 2013.
MARCONDES DE SOUZA, Maria Inês; FERNANDES, Maria Assunção Flores. O autoestudo e as abordagens narrativo-biográficas na formação de professores. Educação, v. 37, n. 2, p. 297-306, 2014.
MARQUES, Nelson; ARAÚJO, Ives. Física térmica. In VEIT, Eliane Angela. Textos de Apoio ao Professor de Física, v. 20 n. 5 2009 Instituto de Física–UFRGS Programa de Pós–Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física.
MORAES, Maria Candida. O paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. Em Aberto, Brasília, v. 01, p. 57-69, 1996
PENA, Fábio Luís Alves; RIBEIRO FILHO, Aurino. Relação entre a pesquisa em ensino de física e a prática docente: dificuldades assinaladas pela literatura nacional da área. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 25, n. 3, p. 424-438, 2009.
PEREIRA, Marcos Vinícius. Do desenvolvimento á aplicação de um vídeo didático de Física Térmica para o Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2007
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática. Cadernos de pesquisa, n. 94, p. 58-73, 1995.
PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, 2005.
ROSA, Paulo Ricardo da Silva. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: um novo paradigma para a formação de professores? ACTIO: Docência em Ciências, v. 1, p. 50-68, 2016.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, 2008.
SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard educational review, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987.
SILVA, Ana Paula Bispo; DE MELLO FORATO, Thaís Cyrino; GOMES, José Leandro de AM Costa. Concepções sobre a natureza do calor em diferentes contextos históricos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 3, p. 492-537, 2013.
TORRES, Patrícia Lupion.; IRALA, Esron Adriano Freitas. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. TORRES, Patrícia L. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: SENAR-PR, 2014.
TORRES, Patrícia Lupion; ALCANTARA, Paulo e IRALA, Esron Adriano Freitas. Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. Revista diálogo educacional, v. 4, n. 13, 2004.
ZEICHNER, Kenneth M. et al. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado de Letras, p. 207-236, 1998.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.