Alfabetização de idosos: a disciplina EJA no curso de Pedagogia

Auteurs

  • Monica de Ávila Todaro Universidade Federal de São João del Rey

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.367
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Résumé

As pesquisas sobre a formação inicial de professores para a atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como foco as pessoas idosas, têm tido pouco destaque no cenário acadêmico. Neste artigo, pretendo apresentar uma síntese dos principais resultados de uma pesquisa realizada por estudantes do curso de Pedagogia. Os dados foram coletados quando de uma visita técnica a classes que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na educação não formal, na cidade de São Paulo. Esse estudo explora os fundamentos teóricos advindos da Gerontologia e do método/sistema Freire de alfabetização. Os resultados revelaram que é importante trazer para a disciplina de EJA os desafios de alfabetizar pessoas idosas, uma vez que estas farão parte do público alvo de futuros pedagogos nas classes de EJA.

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Publiée

2020-12-22

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TODARO, M. de Ávila. Alfabetização de idosos: a disciplina EJA no curso de Pedagogia. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 249–260, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i25.367. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/367. Acesso em: 21 déc. 2024.