Programa de Residência Pedagógica: conexões entre a formação docente e a Educação Básica

Autores

  • Alba Regina Battisti de Souza Souza UDESC
  • Lourival José Martins Filho UDESC
  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins UDESC

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.410
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Palavras-chave:

Formação Docente, Programa de Residência Pedagógica, Relação Universidade e Escola

Resumo

 O artigo tem como objetivo problematizar e analisar as possíveis conexões promovidas pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) com a Educação Básica, considerando a formação inicial, a relação entre as instituições formadoras e a inserção dos licenciandos nas escolas. Como objeto de estudo, foram consideradas as experiências dos próprios autores, participantes do programa e docentes dos cursos de Geografia e de Pedagogia de uma instituição pública estadual de ensino superior. Documentos oficiais, institucionais e relatórios constituem os dados coletados. Os resultados do estudo demonstram que o PRP intensificou as relações com as escolas e a participação das professoras preceptoras possibilitou aos residentes uma contínua e ampliada convivência com o contexto escolar, aprimorando o processo formativo e fomentando a relação teoria e prática. O trabalho desencadeou uma série de problematizações quanto ao formato e abrangência do programa como uma política de formação docente.

PALAVRAS-CHAVE: Formação Docente. Programa de Residência Pedagógica. Relação Universidade e Escola.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

SOUZA, A. R. B. de S.; MARTINS FILHO, L. J. .; MARTINS, R. E. M. W. . Programa de Residência Pedagógica: conexões entre a formação docente e a Educação Básica. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 137–150, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i25.410. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/410. Acesso em: 18 abr. 2024.