Pensamento Sistêmico: uma nova abordagem curricular na formação de professores da Educação Física.

Auteurs

  • Reiner Hildebrandt-Stramann Universidade Técnica de Braunschweig – TU

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.487
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Mots-clés :

Pensamento sistêmico., Currículo., Autoeducação., Movimento.

Résumé

O mundo está mudando e a educação precisa mudar. O melhor exemplo disso é a atual pandemia corona. Não temos apenas que conviver com essas mudanças, mas também que ser capazes de influenciá-las juntos. Na ciência moderna, tais influências são baseadas no pensamento interdisciplinar. Na ciência, esse pensamento interdisciplinar também é conhecido como pensamento sistêmico. O artigo é um apelo ao pensamento sistêmico nas ciências do esporte e na formação de professores de Educação Física. Na primeira parte do artigo, é apresentada a teoria do pensamento sistêmico com a referência a Fritjof Capra. Na segunda parte, a abordagem do pensamento sistêmico é transferida para as ciências do esporte e ilustrada em detalhes usando o exemplo de um projeto de desenvolvimento curricular internacional entre a UFSM e a Universidade Técnica de Braunschweig (Alemanha). Um chamado "currículo modularizado" é apresentado e sua abordagem sistêmica é explicada usando um exemplo intra e intermodular.

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Publiée

2021-09-15

Comment citer

HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Pensamento Sistêmico: uma nova abordagem curricular na formação de professores da Educação Física. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 59–72, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i27.487. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/487. Acesso em: 22 déc. 2024.