La présence de l'enseignement littéraire dans la formation initiale des pédagogues : apports d'un volet curriculaire
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.506Mots-clés :
Educação literária. Formação docente. Componente curricular.Résumé
O presente trabalho parte da experiência de monitoria acadêmica vivenciada no componente curricular Língua e Literatura da graduação em Pedagogia vinculada à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com isso, o objetivo consiste em verificar os efeitos do referido componente na formação de graduandos e graduandas em Pedagogia do Centro de Educação (CE/UFPB). Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com oito estudantes que cursaram o componente, por meio de um questionário on-line como instrumento. Além disso, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos de Aguiar (2001); Bordini e Aguiar (1988); Candido (1995); Freire (1996); Reyes (2012); Saldanha e Amarilha (2018), dentre outros. Sendo assim, os resultados obtidos revelaram que o desenvolvimento do componente durante março a julho de 2021 garantiu a presença de uma educação literária na formação inicial dos estudantes, pois agregou repertório teórico e metodológico que servirão de base para a atuação docente na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
Téléchargements
Références
BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
BRASIL. Resolução nº 64/2006. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: https://sig-arq.ufpb.br/arquivos/2015115006968e09983915f56990d82b/Resoluo_64_2006.htm Acesso em: 14/07/2021
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários Escritos. 3ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 235-263.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise e didática. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
NUNES, Ginete Cavalcante. A formação do professor para o trabalho com a literatura: uma proposta de formação continuada. Revista Espaço Acadêmico, 2017, p. 128-141.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho
científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
REYES, Yolanda. O lugar da literatura na educação. In: Ler e brincar, tecer e cantar: literatura, escrita e educação. Trad. Rodrigo Petronio. São Paulo: Pulo do gato, 2012. p. 16-29.
SALDANHA, Diana Maria Leite Lopes; AMARILHA, Maria. O ensino de literatura no curso de Pedagogia: uma presença necessária. Educar em Revista. Curitiba, 2018. v. 34, n. 72, p. 151-167.
SILVA, Aline Antenor da. O papel da literatura na formação de professores do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2010. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/87/1/Aline%20Antenor%20da%20Silva.pdf Acesso em: 14/07/2021
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.