A presença da educação literária na formação inicial de pedagogos(as): contribuições de um componente curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.506
Abstract views: 385 / PDF downloads: 389

Palavras-chave:

Educação literária. Formação docente. Componente curricular.

Resumo

O presente trabalho parte da experiência de monitoria acadêmica vivenciada no componente curricular Língua e Literatura da graduação em Pedagogia vinculada à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com isso, o objetivo consiste em verificar os efeitos do referido componente na formação de graduandos e graduandas em Pedagogia do Centro de Educação (CE/UFPB). Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com oito estudantes que cursaram o componente, por meio de um questionário on-line como instrumento. Além disso, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos de Aguiar (2001); Bordini e Aguiar (1988); Candido (1995); Freire (1996); Reyes (2012); Saldanha e Amarilha (2018), dentre outros. Sendo assim, os resultados obtidos revelaram que o desenvolvimento do componente durante março a julho de 2021 garantiu a presença de uma educação literária na formação inicial dos estudantes, pois agregou repertório teórico e metodológico que servirão de base para a atuação docente na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira de. et al. Era uma vez... na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BRASIL. Resolução nº 64/2006. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: https://sig-arq.ufpb.br/arquivos/2015115006968e09983915f56990d82b/Resoluo_64_2006.htm Acesso em: 14/07/2021

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários Escritos. 3ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 235-263.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise e didática. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

NUNES, Ginete Cavalcante. A formação do professor para o trabalho com a literatura: uma proposta de formação continuada. Revista Espaço Acadêmico, 2017, p. 128-141.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho
científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

REYES, Yolanda. O lugar da literatura na educação. In: Ler e brincar, tecer e cantar: literatura, escrita e educação. Trad. Rodrigo Petronio. São Paulo: Pulo do gato, 2012. p. 16-29.

SALDANHA, Diana Maria Leite Lopes; AMARILHA, Maria. O ensino de literatura no curso de Pedagogia: uma presença necessária. Educar em Revista. Curitiba, 2018. v. 34, n. 72, p. 151-167.

SILVA, Aline Antenor da. O papel da literatura na formação de professores do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2010. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/87/1/Aline%20Antenor%20da%20Silva.pdf Acesso em: 14/07/2021

Downloads

Publicado

2022-04-16

Como Citar

SANTOS, S. de A. dos .; CAVALCANTI, M. de O. C. . A presença da educação literária na formação inicial de pedagogos(as): contribuições de um componente curricular. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 77–90, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i29.506. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/506. Acesso em: 21 nov. 2024.