O Processo de construção da BNC-Formação a partir de seu contexto de influência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.566
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Palavras-chave:

BNC-Formação, Ciclo de Políticas, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Este artigo busca contribuir para a análise da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) a partir da abordagem do ciclo de políticas e da pesquisa qualitativa. Destaca-se que para a escrita nos atentamos diretamente na análise do seu contexto de influência, apresentada como política educacional neoliberal e evidenciando um projeto político ancorado em concepções gerencialistas de Estado. Ao considerar a pesquisa qualitativa enquanto elemento principal da construção do caminho metodológico para análise de políticas públicas, busca-se tecer significações acerca de como unir a pesquisa qualitativa a abordagem do ciclo de políticas. É notável como a pesquisa qualitativa, a abordagem do ciclo de políticas e análise de documentos de política educacional são intrínsecas à uma análise comprometida com uma compreensão crítica e aprofundada da realidade e que busque romper com uma visão linear e fechada das políticas educacionais.

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Publicado

2022-04-16

Como Citar

COSTA, C. C. D.; GONÇALVES , S. da R. V. O Processo de construção da BNC-Formação a partir de seu contexto de influência. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 13–24, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i29.566. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/566. Acesso em: 25 abr. 2024.