O Processo de construção da BNC-Formação a partir de seu contexto de influência

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.566
Abstract views: 763 / PDF downloads: 742

Mots-clés :

BNC-Formação, Ciclo de Políticas, Pesquisa Qualitativa

Résumé

Este artigo busca contribuir para a análise da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) a partir da abordagem do ciclo de políticas e da pesquisa qualitativa. Destaca-se que para a escrita nos atentamos diretamente na análise do seu contexto de influência, apresentada como política educacional neoliberal e evidenciando um projeto político ancorado em concepções gerencialistas de Estado. Ao considerar a pesquisa qualitativa enquanto elemento principal da construção do caminho metodológico para análise de políticas públicas, busca-se tecer significações acerca de como unir a pesquisa qualitativa a abordagem do ciclo de políticas. É notável como a pesquisa qualitativa, a abordagem do ciclo de políticas e análise de documentos de política educacional são intrínsecas à uma análise comprometida com uma compreensão crítica e aprofundada da realidade e que busque romper com uma visão linear e fechada das políticas educacionais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
 PlumX Metrics

Références

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. 3ª Versão do Parecer de 18 de set. de 2019. Assunto: Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. Brasília, DF, set. de 2019.

BOWE, Richard; BALL, Stephen John; GOLD, Anne. Reforming Education and Changing Schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.

EVANGELISTA, Olinda. Professores na Linha de Tiro! 26 dez. 2019. Medium: @Contrapoderbr. Disponível em: https://medium.com/@Contrapoderbr/professores-na-linha-de-tiro-88db8eda4cd8. Acesso em: 10 jan. 2021.

FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Reorganização Gerencialista da Escola e Trabalho Docente. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 21, n. 38, out./dez. 2011.
KUENZER, Acácia Zeneida. (Org.) A formação dos profissionais da educação: proposta de diretrizes curriculares nacionais do FORUNDIR (Fórum dos Diretores das Faculdades de Educação das Universidades Públicas Brasileiras). ANPED, 1998. Mimeo.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (orgs.). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do Ciclo de Políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19. Petrópolis: Vozes, 2009.

SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 427-446, jul./dez. 2005.

SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Olinda. Subsídios teórico-metodológicos para o trabalho com documentos de política educacional: contribuições do marxismo. In: CÊA, Georgia Sobreira; RUMMERT, Sonia Mara; GONÇALVES, Leonardo Dorneles. Trabalho e Educação: interlocuções marxistas. Rio Grande: Editora da Furg, 2018. p. 87-124.

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A (de) Formação de Professores na Base Nacional Comum Curricular. In: UCHOA, Antonio Marcos da Conceição; LIMA, Átila de Menezes; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza. (orgs.). Reformas Educacionais: avanço ou precarização da educação pública?. Porto Alegre: Editora Fi. 2020, p.102-122.

Téléchargements

Publiée

2022-04-16

Comment citer

COSTA, C. C. D.; GONÇALVES , S. da R. V. O Processo de construção da BNC-Formação a partir de seu contexto de influência. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 13–24, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i29.566. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/566. Acesso em: 22 nov. 2024.