Encontros e desencontros nos processos de formação continuada de professores em escolas públicas de educação básica
Mots-clés :
Formação Continuada de Professores, Escolas Públicas, Professores, FormadoresRésumé
Este artigo originou-se de uma pesquisa desenvolvida nos anos 2006 e 2007 em quatro Escolas de Educação Básica de Santa Maria – RS. Nosso objetivo foi compreender como os papéis assumidos e desempenhados pelos profissionais que organizam, realizam e participam da Formação Continuada em EEB podem representar possibilidades ou limitações para que esses processos se articulem ao desenvolvimento institucional das escolas. Utilizamos informações coletadas com grupos focais com professores participantes dos processos formativos e entrevistas individuais com os profissionais responsáveis pela organização e realização da formação continuada dos professores em serviço e com os profissionais convidados para realizarem os encontros formativos no papel de formadores. Como aportes teórico-conceituais para esta pesquisa, utilizamos os estudos de autores como Canário (1995), Barroso (1997), Candau (2004), Pereira (2000), Gama (2007), Terrazzan (2007), qu, apesar de suas diferenças conceituais, se aproximam da ideia de que a formação de professores, em especial a formação continuada, centra-se na escola.
Téléchargements
Références
BARROSO, João. Formação, projecto e desenvolvimento organizacional. In: CANÁRIO, Rui. (Org.). Formação e situações de trabalho. Porto/POR: Porto, 1997. p. 61-78. (Coleção “Ciências da Educação”, 25). ISBN 972-0-34125-4.
CANÁRIO, Rui. Gestão da escola: como elaborar o plano de formação?. In: Cadernos de organização e gestão escolar, v. 3. Portugal/POR: Instituto de Inovação Educacional, 1995. ISBN 972-9380-83-X.
GAMA, Maria Eliza; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. Características da Formação Continuada nas Diferentes Regiões do País. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO - ANPED, 30, 07 a 10 de outubro de 2007, Caxambu, MG, Brasil. Atas... 18p. (CD-Rom, arq . Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT08-3846--Int.pdf>. Acesso em: 4 fev. 2009)
GARRETT, Annette. A entrevista, seus princípios e métodos. Rio de Janeiro/BRA: AGIR, 1967. ISBN 8522000433
GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília/BRA: Líber, 2005. (Série “Pesquisa”, 10). ISBN 85-98843-11-3.
HUBERMAN, A. M. Como se realizam as mudanças em educação: subsídios para o estudo do problema de inovação. Tradução de Jamir Martins. São Paulo/BRA: Cultrix, 1973.
PEREIRA, Júlio Emílio D. Formação de Professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte/ BRA: Autêntica, 2000. ISBN 85.86583.72.3.
SANTOS, Maria Eliza G.; TERRAZZAN, Eduardo A. Formação continuada de professores: algumas sinali-zações metodológicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO – ENDIPE, 13, 23 a 26 Abr. de 2006, UFPE, Recife, PE, Brasil. MONTEIRO SILVA, Aida Maria (Org.). Conhecimento Local e Conhecimento Universal. Anais... 9p. (CD-ROM, arq. <2464-1.doc>). ISBN 85-0068-3.
SANTOS, Maria Eliza Gama: (2007). Formação continuada de professores e desenvolvimento institucio-nal de escolas públicas: articulações, possibilidades e limitações. Santa Maria/BR: UFSM. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria. (Orientação de Prof. Dr. Eduardo A. Terrazzan).
TERRAZZAN, Eduardo A.; SANTOS, Maria Eliza G.; LISOVSKI, Lisandra A. Desigualdades nas relações universidade-escola em ações de formação inicial e continuada de professores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 28., 16 a 19 de Out. de 2005, Caxambu, MG, Brasil.
CALDAS, Alessandra; RIBEIRO, Luciene; CARNEIRO, Tarsila M. (Org.). Quarenta anos de Pós-Graduação em Educação no Brasil: produção de conhecimentos, poderes e práticas’. Atas... 21p. (CD-ROM, arq. ). ISBN 85-86392-15-4.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.