INDÍCIOS DE EDUCAÇÃO CTS NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NA UNICAMP
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i33.703Mots-clés :
Educação CTS, Formação de professores, Ensino de ciências da naturezaRésumé
As pesquisas sobre a abordagem das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de ciências da natureza já contam com uma vasta contribuição em congressos, periódicos, dissertações e teses. No entanto, estudos recentes apontam que a efetivação da Educação CTS na escola básica ainda depende da superação de dificuldades envolvendo a formação inicial de professores. Este artigo investiga indícios de Educação CTS em licenciaturas em ciências, física, química e biologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), através da análise dos currículos desses cursos. Os resultados da investigação apontam que ainda é incipiente a presença de abordagem CTS nos cursos de formação inicial de professores, com inserções pontuais em disciplinas pedagógicas.
Téléchargements
Références
AIKENHEAD, G. What is STS Science Teaching? In: SOLOMON, J.; G. AIKENHEAD, G. (Eds.) STS Education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, 1994, p. 47-65.
AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, novembro de 2007. Disponível em <https://www.academia.edu/download/54267533/enfoque_ciencia.pdf>. Acesso em 10/01/2023.
AULER, D.; DALMOLIN, A. M. T.; FENALTI, V. S. Abordagem temática: natureza dos temas em Freire e no enfoque CTS. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 1, p. 67-84, mar. 2009. Disponível em <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6170805.pdf>. Acesso em 10/01/2023.
BINATTO, P. F. A formação de professores em exercício na perspectiva do professor-pesquisador. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2015.
DECONTO, D. C. S. A perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade na disciplina de Metodologia do Ensino de Física: um estudo na formação de Professores à luz do referencial sociocultural. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
DOMICIANO, T. D.; LORENZETTI, L. A Educação CTS na formação inicial de professores: um panorama de teses e dissertações brasileiras. Revista de Ensino de Ciências e Matemática – RenCiMa, v. 10, n. 5, p. 1-21, 2019. Disponível em <https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1521/1160>. Acesso em 10/01/2023. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.1521
EGEVARDT, C.; LORENZETTI, L.; HUSSEIN, F. R. G. S.; LAMBACH, M. Desafios da Educação CTS na formação de professores de química: analisando uma disciplina CTS. Revista REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, p. 1-23, 2021. Disponível em <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11796/8405>. Acesso em 10/01/2023. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.11796
HUNSCHE, S. Professor fazedor de currículos: desafios no estágio curricular supervisionado em ensino de física. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.
MUNCHEN, S. A inserção da perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade na formação inicial de professores de química. Tese (Doutorado em Educação em Ciências). Universidade Federal de Santa Maria, 2016.
PRUDÊNCIO, C. A. V. Perspectiva CTS em estágios curriculares em espaços de divulgação científica: contributos para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, 2013.
ROEHRIG, S. A. G.; MACLEOD, K. Inserção da Educação CTS na formação inicial de professores de física: reflexões a partir de uma experiência no Canadá. Anais do XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Florianópolis, 2020.
SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, novembro de 2007. Disponível em <https://www.academia.edu/download/47556207/149-530-1-PB.pdf>. Acesso em 10/01/2023.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, 2000. Disponível em <https://www.redalyc.org/pdf/1295/129518326002.pdf>. Acesso em 10/01/2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172000020202
SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, v. 25, suplemento 1, p. 12-24, 2002. Disponível em <https://www.scielo.br/j/qn/a/KFnNCTjJ73v88VvnS4hGRDc/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 10/01/2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422002000800004
SILVA, D. F. O ensino em uma abordagem CTS: evoluções nas concepções de futuros professores de física. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
SILVA, D. J. R. E. Abordagem CTS e ensino de matemática crítica: um olhar sobre a formação inicial dos futuros docentes. 2012. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) -Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba, 2012.
SILVA, L. R. D. Contribuições de uma disciplina CTS para a qualidade da educação: um estudo de caso na formação inicial de professores. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Centro Federal de Educação Tecnológico Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2013.
SILVA, F. C. T. Estudos comparados como método de pesquisa: a escrita de uma história curricular por documentos curriculares. Revista Brasileira de Educação, v. 21 n. 64, p. 209-224, 2016. Disponível em <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5YDbJGbDWRkkTr8bDhvZnBh/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 10/01/2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216411
TOMMASIELLO, M. G. C. CTS no currículo de cursos de licenciatura: ideias dos alunos sobre efeito estufa. Anais do II Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade. Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, p. 231-242, 2012. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v3i3.388
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Rodrigo Bastos CUNHA (Autor) 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.