DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COMO ESCRITA DE SI: DIMENSÕES FORMATIVAS, TEÓRICAS E EPISTEMOPOLÍTICAS
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i33.716Mots-clés :
Autonomia, construção de autoria, escrita de si, reflexão pedagógica, saberes didáticosRésumé
O texto pensa a documentação narrativa não somente como uma prática narrativa solitária, mas aprofunda a discussão do dispositivo em sua dimensão epistemopolítica radical e repulsiva, ao implantar no contexto de conversas entre pares ou colegas, outras formas de pensar o fazer pedagógico e as políticas de identidade profissional que estruturam a formação docente. Elucidamos a condição epistemopolítica que passa a se configurar através de narrativas de si e da conversação sobre elas como uma hermenêutica coletiva da experiência docente e da concepção pedagógica de educação de maneira plural e dialogada. Com inspiração da pesquisa-formação-ação, da etnografia e (auto)biografia, acreditamos que o dispositivo da documentação narrativa, constituído a partir da reflexão pedagógica, dá outros contornos e outra densidade aos processos formativos dos sujeitos, evidenciando autoria e autonomia dos saberes docentes instituídos pela indagação da experiência.
Téléchargements
Références
ANDERSON, Gary; HERR, Katheryn. El docente-investigador: investigación-acción como una forma válida de conocimientos. In: SVERDLICK, I. (Comp.). La investigación educativa: Una herramienta de conocimiento y acción. Buenos Aires: Novedades Educativas, 2007. p. 47-70.
ARGNANI, Agustina. Redes pedagógicas y formación docente: historias enlazadas por la documentación narrativa de experiencias pedagógicas. In: SOUZA, Elizeu Clementino de. (Org.). (Auto)biografia e documentação narrativa: redes de pesquisa e formação. Salvador: EDUFBA, 2015. p. 87-104.
BRUNER, Jerome. Realidad mental y mundos posibles. Los actos de imaginación que dan sentido a la experiencia. Barcelona: Gedisa, 1986.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do individuo-projeto. Tradução de Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto e Luis Passeggi. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
FERNANDES, Marcira Nunes. O saboroso gosto do trabalho com projetos. In: OLIVEIRA, Adelson Dias de (Org.). Narrar e documentar: experiências de professores no ensino médio em território rural. Curitiba: CRV, 2019. p. 97-101.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Tradução de Flávio Paulo Meurer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
LARROSA, Jorge. Dar a leer… quizás. In: Entre las lenguas: lenguaje y educación después de Babel. Barcelona: Laertes, 2003. p. 21-76.
RICOEUR, Paul. Del texto a la acción: ensayos de hermenéutica II. México: Fondo de Cultura Económica, 2002.
RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Tradução de A. Morão. Lisboa: Edições 70, 1976.
RODRIGUES, Arlley Pereira. Reflexões sobre uma experiência docente significativa. In: OLIVEIRA, Adelson Dias de (Org.). Narrar e documentar: experiências de professores no ensino médio em território rural. Curitiba: CRV, 2019. pp. 81-84.
ROJAS, Romeson. Da trilha ao oceano. In: OLIVEIRA, Adelson Dias de (Org.). Narrar e documentar: experiências de professores no ensino médio em território rural. Curitiba: CRV, 2019. p. 129-130.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 31-83.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, n.6 3, p. 237-280, out. 2002. DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.1285
SOUSA, Clara Maria Miranda de. A introdução da filosofia existencialista na experiência na educação do campo: significações, construções e retomadas. In: OLIVEIRA, Adelson Dias de (Org.). Narrar e documentar: experiências de professores no ensino médio em território rural. Curitiba: CRV, 2019. p. 85-90.
SOUZA, Elizeu Clementino. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644411344
SUÁREZ, Daniel Hugo. et al. La documentación narrativa de experiencia pedagógica: una estrategia para la formación docente. Buenos Aires: Ministério de la Educación, Ciencia e Tecnologia; AICD, 2005.
SUÁREZ, Daniel Hugo. Relatos de experiencia, saber pedagógico y reconstrucción de la memoria escolar. In: ALLIAUD, Andrea; SUÁREZ, Daniel Hugo.. (Orgs.). El saber de la experiencia: narrativa, investigación y formación docente. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofia y Letras de Buenos Aires; Consejo Latinoamerino de Ciencias Sociales – CLACSO, 2011. p. 93-138. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100018
SUÁREZ, Daniel Hugo. Leer relatos de docentes. In: OLIVEIRA, Adelson Dias de (Org.). Narrar e documentar: experiências de professores no ensino médio em território rural. Curitiba: CRV, 2019. p.13-22.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Adelson Dias de OLIVEIRA, Daniel Hugo SUÁREZ (Autor) 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.