“NADA PARECE MOTIVAR ESSA JUVENTUDE”: DESAFIOS DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e744
Abstract views: 218 / PDF downloads: 172

Mots-clés :

Complexidade, Formação docente, Professores universitários

Résumé

A pesquisa buscou refletir os desafios da docência universitária a partir do paradigma da complexidade. É um estudo exploratório, que investigou a percepção de docentes sobre os processos formativos e seu impacto na docência, considerando o período de 2020 a 2023. De cunho qualitativo, teve como instrumento de geração de dados a entrevista. Os resultados mostram que os professores assumem a existência e a importância dos diferentes processos formativos nas dimensões da autoformação, heteroformação, interformação e humana formação no período investigado. Conclui-se que o desenvolvimento profissional, nas distintas dimensões, contribui para a complexa formaçãode professores universitários na contemporaneidade, permeada por drásticas mudanças no perfil dos estudantes nos últimos anos, especialmente com os desafios gerados a partir do período pandêmico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
 PlumX Metrics

Références

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 5. ed. Lisboa: EDIÇÕES 70 LDA; 2009.

BARROS, Dejane Figueiredo; MARINHO, Kenia Ariádna Santos; MELO, José Carlos de. Profissão docente: profissionais complexos exige formação complexa. Conjecturas, [s.l.], v. 22, n. 1, p. 1751-1770, 18 fev. 2022. Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/605 Acesso em: 14 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.53660/CONJ-605-319

BEHRENS, Marilda Aparecida; FLEURY, Patrícia Fonseca F.; PRIGOL, Edna Liz. Saberes docentes à luz da complexidade e transdisciplinaridade na renovação da prática pedagógica em busca do diálogo e da ética. Debates em Educação, [s.l.], v. 14, n. 36, p. 185-197, 2022. Disponível em:https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14216 Acesso em: 14 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p185-197

CODE, Jillianne et al. O senso de eficácia do professor em tempos de crise. EdArXiv, [s.l.],[s.l.], p. 1-45, ago. 2022. DOI:10.35542/osf.io/tdg75. Disponível em: https://edarxiv.org/tdg75/ Acesso em: 23 ago. 2022.

CUNHA, Maria Isabel da. Aprendizagem da docência em espaços institucionais: é possível fazer avançar o campo da formação de professores?. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), [s.l.], v. 19, n. 3, p. 789-802, nov. 2014. FapUNIFESP(SciELO).http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772014000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/QqsDjVj8k8pB6fLdhHr6qHs/?lang=pt Acesso em: 16 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000300013

CUNHA, Maria Isabel da.; BOLZAN, Dóris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Professor da Educação Superior. In: MOROSINI, Marília (org.). Enciclopédia Brasileira de Educação Superior. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021. p.273-339. Disponível em:https://editora.pucrs.br/livro/1563/ Acesso em: 20 jul.2022.

DAY, Christopher; GU, Quing. Profesores:vidas nuevas, verdades antigas: la influencia decisiva en la vida de los alumnos. Buenos Aires: Narcea: Miño y D’Avila Editores, 2013.

FARIAS, Priscila Moreira Silva de; PINHEIRO, Rosa Aparecida. Formação de professores na perspectiva da complexidade: um estado da arte. Revista Profissão Docente. Revista Profissão Docente. [s.l.], v. 21, n. 46, p. 01-21, 17 dez. 2021. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1433/1560 Acesso em: 16 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1433

GAROFALO, D. O que esperar da educação pós pandemia. ECOAuol: Por um mundo melhor, 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/debora-garofalo/2020/05/13/o-que-esperar-da-educacao-pos-pandemia.htm Acesso em: 15 jul. 2022.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Verbete. Autoformação docente. In: MOROSINI, Marília Costa (org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária, v. 2. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2006. p. 351

LIMA, Ana Maria Freitas Dias; SANTOS, Josseane Araújo da Silva; PÓVOA, Lilian Gama da Silva; PINHO, Maria José. Identidade docente: da subjetividade à complexidade. Brazilian Journal of Development, [s.l.], v. 6, n. 6, p. 33078-33092, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10945 Acesso em: 14 nov. 2023.

MARCELO, Carlos. Verbete. Interformação docente. In: MOROSINI, Marília Costa (org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária, v. 2. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2006. p. 352.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. Da Silva e Jeanne Sawaya. 2.ed – São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2000.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2005.

MORIN, Edgar. É preciso ensinar a compreensão humana. Fronteiras do pensamento, 2015. Disponível em: https://www.fronteiras.com/leia/exibir/edgar-morin-compreensao-humana Acesso em: 20 nov. 2023.

NUNES, João Arriscado. Um discurso sobre as Ciências 16 anos depois. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisado. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 59-83.

OLIVEIRA, Tatiana Laiz Freitas da Fonseca; BEHRENS, Marilda Aparecida; PRIGOL, Edna Liz. Formação docente on-line à luz do paradigma da complexidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [s.l.], v. 15, n. 4, p. 1888-1902, 30 ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13065 Acesso em: 14 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13065

PACHANE, Graziela Giusti. Formação de docentes universitários frente a um mundo em transformação. In: ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires de Vargas (org.). Pedagogia universitária e desenvolvimento profissional docente. Porto Alegre: ediPUCRS, 2009, p.249-266.

PEREIRA, Thiago Ingrassia. A atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire. Porto Alegre: Ed. CirKula, 2018.

RATINAUD, P. IRaMuTeQ: Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires [software computacional]. 2012. Disponível em: http://www.iramuteq.org Acesso em: 5 ago. 2022.

SCREMIN, Greice; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. O paradigma da complexidade: contexto e fundamentos na formação docente. Perspectiva, [s.l.], v. 39, n. 1, p. 1-18, 23 fev. 2021. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/66869 Acesso em: 14 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66869

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2014.

VASCONCELLOS, Maria José Esteves de. Distinguindo dimensões do paradigma emergente da ciência contemporânea. In: VASCONCELLOS, Maria José Esteves de. Pensamento sistêmico: O novo paradigma da ciência. Campinas, São Paulo: Ed. Papirus, 2002, p. 101-146.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Téléchargements

Publiée

2024-08-19

Comment citer

ROSSI, C. .; IRALA, V. B. “NADA PARECE MOTIVAR ESSA JUVENTUDE”: DESAFIOS DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e744, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e744. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e744. Acesso em: 21 nov. 2024.