TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS COLOCADOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e759
Abstract views: 1165 / PDF downloads: 370

Mots-clés :

EAD, Escola, Formação de professores, Política, Tecnologia

Résumé

O presente artigo aborda uma reflexão sobre a formação de professores, com foco na construção do conhecimento, na dimensão pedagógica e na utilização didática de recursos tecnológicos. A corrente concepção de técnica, de viés positivista, aparece curiosamente casada com o tendencial relativismo teórico da chamada “pós-modernidade”. Tal relação tende, na prática, a colocar essa concepção da técnica no posto de comando do processo de ensino e de aprendizagem, velando a dimensão política do processo educativo. Nos cursos na modalidade a distância, essa tendência pode se agravar em razão da maior participação dos recursos tecnológicos voltados para a educação. Como possibilidade de enfrentamento dessas contradições, o artigo encoraja à necessidade de retomada de uma reflexão mais ampla sobre a escola e a educação formal, incluído aí o papel docente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
 PlumX Metrics

Références

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. “Conceito de Iluminismo”. In: ADORNO, Theodor. Textos escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 1999

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos do Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

ALTHUSSER, Louis. Sobre a reprodução. Petrópolis: Vozes, 2008.

BAUDELOT, Christian; ESTABLET, Roger. L’école capitaliste en France. Paris: François Maspero, 1971.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

ENGELS, Friedrich. “Carta a Mehring”. In: ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. Obras Escogidas. Moscou: Progresso, vol III, 1974.

ESPINOSA, Baruch. Tratado político. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

EVANGELISTA, João. Crise do marxismo e irracionalismo pós-moderno. 3ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PATTO, Maria Helena Souza. O ensino a distância e a falência da educação. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 303-318, p. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000200002

POULANTZAS, Nicos. Pouvoir Politique et classes sociales. Paris: Maspero, 1968

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 8ed. Porto: Edições Afrontamento, 1996.

VARGAS, Milton. Para uma filosofia da Tecnologia, Editora Alfa Omega, 1994.

VARGAS, Milton (org.). História da Tecnica e da Tecnologia no Brasil. Editora UNESP, 2010.

Téléchargements

Publiée

2024-06-06

Comment citer

MANGOLIN DE BARROS, C.; DOS SANTOS TAVARES, E.; VIEIRA BORBA, C. TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS COLOCADOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e759, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e759. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e759. Acesso em: 21 nov. 2024.