TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS COLOCADOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e759Mots-clés :
EAD, Escola, Formação de professores, Política, TecnologiaRésumé
O presente artigo aborda uma reflexão sobre a formação de professores, com foco na construção do conhecimento, na dimensão pedagógica e na utilização didática de recursos tecnológicos. A corrente concepção de técnica, de viés positivista, aparece curiosamente casada com o tendencial relativismo teórico da chamada “pós-modernidade”. Tal relação tende, na prática, a colocar essa concepção da técnica no posto de comando do processo de ensino e de aprendizagem, velando a dimensão política do processo educativo. Nos cursos na modalidade a distância, essa tendência pode se agravar em razão da maior participação dos recursos tecnológicos voltados para a educação. Como possibilidade de enfrentamento dessas contradições, o artigo encoraja à necessidade de retomada de uma reflexão mais ampla sobre a escola e a educação formal, incluído aí o papel docente.
Téléchargements
Références
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. “Conceito de Iluminismo”. In: ADORNO, Theodor. Textos escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 1999
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos do Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
ALTHUSSER, Louis. Sobre a reprodução. Petrópolis: Vozes, 2008.
BAUDELOT, Christian; ESTABLET, Roger. L’école capitaliste en France. Paris: François Maspero, 1971.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.
ENGELS, Friedrich. “Carta a Mehring”. In: ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. Obras Escogidas. Moscou: Progresso, vol III, 1974.
ESPINOSA, Baruch. Tratado político. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
EVANGELISTA, João. Crise do marxismo e irracionalismo pós-moderno. 3ed. São Paulo: Cortez, 2002.
PATTO, Maria Helena Souza. O ensino a distância e a falência da educação. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 303-318, p. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000200002
POULANTZAS, Nicos. Pouvoir Politique et classes sociales. Paris: Maspero, 1968
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 8ed. Porto: Edições Afrontamento, 1996.
VARGAS, Milton. Para uma filosofia da Tecnologia, Editora Alfa Omega, 1994.
VARGAS, Milton (org.). História da Tecnica e da Tecnologia no Brasil. Editora UNESP, 2010.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cesar Mangolin de BARROS, Elisabeth dos Santos TAVARES, Carlos Vieira BORBA (Autor) 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.