Chers collègues (auteur, lecteur, évaluateur, collaborateurs en général), bienvenue à FORMATION DES ENSEIGNANTS - Revue Brésilienne de Recherche sur la Formation des Enseignants, créée en 2009 sur la direction editoriel du Groupe de Recherche (GT 08) Formation des Enseignants de l'Association nationale de troisième cycle et recherche en Éducation (Anped-Associação nacional de pós-graduação e pesquisa em educação) en partenariat éditorial avec Editora Autêntica. Le revue est évaluée dans le quartile A4 par QUALIS-Journal- CAPES.

Le Journal brésilien de recherche sur la formation des enseignants est un journal en ligne, en libre accès, et n'établit aucun frais de soumission ou de publication. Il publie des articles en portugais, espagnol, anglais et français.

Annonces

Numéro courant

Vol. 16 No 35 (2024): Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)
					Afficher Vol. 16 No 35 (2024): Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)
Publiée: 2024-06-06

Présentation

  • APRESENTAÇÃO DO VOLUME 16, NÚMERO 35, ANO 2024

    José Rubens Lima JARDILINO (Autor)
    Abstract views: 147 / PDF downloads: 46
    e849
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e849

Dossier

  • Dossiê: Dossiê - Apresentação: Universidade, Educação Básica e ensino superior: Contribuições e Contradições no Percurso da Formação Docente

    Carla Jatoba Ferreira, Leandro de Proença LOPES, Ana Cristina Pereira LAGE (Autor)
    Abstract views: 103 / PDF downloads: 49
    e841
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e841
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCENTE: ELEMENTO DA FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES

    Mirelle Barbosa de SOUZA, Alvanize Valente Fernandes FERENC, Fabrício Valentim da SILVA (Autor)
    Abstract views: 110 / PDF downloads: 50
    e824
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e824
  • ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA SISTÊMICA: SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS

    Nathany SANTOS, Francely SANTOS (Autor)
    Abstract views: 367 / PDF downloads: 42
    e819
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e819
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DOCENTE

    Dayse Maria CAIXETA, Juliana Cordeiro Soares BRANCO, Claudia Tavares do AMARAL (Autor)
    Abstract views: 100 / PDF downloads: 46
    e813
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e813
  • (DES)CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOCENTE NA/PELA RACIONALIDADE NEOLIBERAL: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DAS RESOLUÇÕES CNE/CP nº 1 DE 2020 e CNE/CP nº 2 de 2019

    Luciana Pereira Leal PINHEIRO, Luciana Aparecida Silva de AZEREDO, Marlúcia Menezes de PAIVA (Autor)
    Abstract views: 158 / PDF downloads: 76
    e820
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e820
  • Não tem

    Joelma Beatriz OLIVEIRA , Carla Mercês da Rocha Jatobá FERREIRA , Margareth DINIZ (Autor)
    Abstract views: 68 / PDF downloads: 21
    e822
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e822
  • ESCOLA, MORTE E FORMAÇÃO DOCENTE: INTERROGANDO O SILENCIAMENTO ENTRE CRIANÇAS-ADOLESCENTES E SEUS PROFESSORES

    Mariana SCRINZI, Ailén RICOSSA (Autor)
    Abstract views: 125 / PDF downloads: 21
    e825
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e825

Entrevue

  • DA INCLUSÃO À JUSTIÇA SOCIAL NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE

    Ilich SILVA-PEÑA, Margareth DINIZ, Leandro de Proença LOPES (Autor)
    Abstract views: 64 / PDF downloads: 19
    e833
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e833

Articles

  • FORMAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SALVADOR/BA, NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

    Cristiane Regina Dourado VASCONCELOS, Ione Oliveira Jatobá LEAL, Ivan Luiz NOVAES (Autor); Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira ARAUJO
    Abstract views: 371 / PDF downloads: 209
    e733
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e733
  • O DESAFIO DO ENSINO COLABORATIVO NA ESCOLA INCLUSIVA

    Elizabete Cristina COSTA-RENDERS, Regina Izabel D’Andrea COUTINHO (Autor)
    Abstract views: 455 / PDF downloads: 228
    e706
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e706
  • PRÁTICAS DE ENSINO PARA LEITURA E LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS EM MOÇAMBIQUE: EFEITOS E DESAFIOS DAS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO

    José Fernandes CASTIGO, Ana Lúcia GUEDES-PINTO (Autor)
    Abstract views: 221 / PDF downloads: 64
    e769
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e769
  • LES LIENS VIE-FORMATION DANS LA DIDACTIQUE DE L’ENSEIGNEMENT SUPÉRIEUR: LES ÉCHOS D’UN SYLLABUS DANS LA FORMA-TION INITIALE DES PÉDAGOGUES

    Sandro Tiago DA SILVA FIGUEIRA (Autor)
    Abstract views: 238 / PDF downloads: 107
    e785
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e785
  • A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DAS PRIMEIRAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA REDE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ (SP) COMO ELEMENTOS IDENTITÁRIOS

    Michele FERNANDEZ, Carlos BAUER (Autor)
    Abstract views: 256 / PDF downloads: 164
    e748
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e748
  • SAÚDE VOCAL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INICIAL BASEADA NA METODOLOGIA ACT

    Alessandra Larissa Seixas RANKEL, Awdry Feisser MIQUELIN, Elaine Ferreira MACHADO (Autor)
    Abstract views: 195 / PDF downloads: 140
    e770
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e770
  • “NADA PARECE MOTIVAR ESSA JUVENTUDE”: DESAFIOS DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE

    Caren ROSSI, Valesca Brasil IRALA (Autor)
    Abstract views: 305 / PDF downloads: 217
    e744
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e744
  • CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA PERSPECTIVA DOS LICENCIADOS EGRESSOS DO MATO GROSSO DO SUL

    Adriana de Fátima Vilela BISCARO, Maria Alice de Miranda ARANDA (Autor)
    Abstract views: 289 / PDF downloads: 152
    e765
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e765
  • FORMAÇÃO CONTINUADA FOCALIZADA NO ENSINO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PERCEPÇÕES DOCENTES

    Edna SOUTO, Naiara M. RUST (Autor)
    Abstract views: 365 / PDF downloads: 172
    e753
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e753
  • FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA-POLÍTICA DE PROFESSORES: ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DE TESES E DISSERTAÇÕES

    Darlize Déglan Borges Beulck BENDER, Giseli Duarte BASTOS, Maria Rosa Chitolina SCHETINGER (Autor)
    Abstract views: 289 / PDF downloads: 150
    e792
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e792
  • CONSCIÊNCIA CRÍTICA E CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO EM DIÁLOGO COM FREIRE E VIGOTSKI

    Robinson JACINTHO DE SOUZA, Magali APARECIDA SILVESTRE (Autor)
    Abstract views: 883 / PDF downloads: 427
    e752
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e752
  • TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS COLOCADOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Cesar Mangolin de BARROS, Elisabeth dos Santos TAVARES, Carlos Vieira BORBA (Autor)
    Abstract views: 1718 / PDF downloads: 461
    e759
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e759
  • O QUE RELATAM ESTUDANTES DO COMPONENTE DE DIDÁTICA SOBRE A SAÚDE MENTAL?

    Lui NÖRNBERG, Sandro Faccin BORTOLAZZO (Autor)
    Abstract views: 359 / PDF downloads: 208
    e709
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e709
  • FORMAÇÃO INICIAL, PERMANÊNCIA E ATRATIVIDADE DOCENTE: UM ESTADO DO CONHECIMENTO

    Leonel Elias BENE, Regina Magna Bonifácio de ARAÚJO (Autor)
    Abstract views: 669 / PDF downloads: 413
    e742
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e742
  • DESENVOLVIMENTO DOCENTE PARA O USO DE TECNOLOGIAS EM ESCOLAS MÉDICAS

    Ana Maria Rodrigues dos SANTOS, Stella Maria Peixoto de Azevedo PEDROSA (Autor)
    Abstract views: 57 / PDF downloads: 15
    e757
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e757
  • CARTOGRAPHIE DU PIBID ET PRP EN GÉOGRAPHIE À L’UNEB DANS LE TERRITOIRE DE BAIANO

    Vitória Letícia de Jesus SOUSA, Simone Ribeiro SANTOS (Autor)
    Abstract views: 84 / PDF downloads: 20
    e774
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e774
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO EM ANGOLA: AS LACUNAS DA MONODOCÊNCIA NO ENSINO DA GEOMETRIA

    Zeca Catuco André QUIMUANGA, Fabio Colins da SILVA, Tadeu Oliver GONÇALVES (Autor)
    Abstract views: 251 / PDF downloads: 48
    e779
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e779
  • A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS CURRICULARES EM LICENCIATURAS NA UFES/ALEGRE - ES

    Simone Aparecida Fernandes ANASTÁCIO, Fernanda Sobreira Cossate BUROCK, Adriana Moreira dos Santos FERREIRA (Autor)
    Abstract views: 72 / PDF downloads: 31
    e781
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e781
  • PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

    Bibiana Vieira Mattos FERNANDES, Carla da Conceição de LIMA (Autor)
    Abstract views: 230 / PDF downloads: 135
    e816
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e816
  • ESTRATÉGIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003: CONSIDERAÇÕES À DIMENSÃO SUBJETIVA

    Ludmilla Santos de Barros CAMILLOTO, Margareth DINIZ (Autor)
    Abstract views: 86 / PDF downloads: 23
    e837
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e837
  • PRÁCTICAS EDUCATIVAS: COMPROMISO Y AGENCIA EN LOS APRENDIZAJES UN ESTUDIO EN CONTEXTO DE FORMACIÓN PERMANENTE

    Daiana Yamila RIGO (Autor)
    Abstract views: 67 / PDF downloads: 24
    e814
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e814
Voir tous les numéros