Aproximações e distanciamentos entre as orientações no estágio supervisionado (ESO) e no programa de residência pedagógica (PRP) na formação dos professores de química

Autores

  • Thiago Araujo Silveira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria Cléa Gomes Marinho Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.372
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Palavras-chave:

Programa de Residência Pedagógica; Estágio Supervisionado Obrigatório; Orientação; Formação de Professores de Química

Resumo

Buscando melhor formar os futuros professores e incentivar experiências pedagógicas na educação básica, o Estágio Supervisionado e o Programa de Residência Pedagógica propõem-se a aproximar e articular contextos e práticas da educação básica com a da educação superior.  Neste trabalho, preocupamo-nos em analisar as aproximações, distanciamentos, contribuições e limitações presentes nas concepções sobre as orientações que ocorrem com os professores que atuam paralelamente no Estágio Supervisionado e PRP em Serra Talhada-PE. A coleta de dados ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada, enquanto que a análise foi feita com a Análise Hermenêutica-Dialética. Como resultados, verificamos que o processo de orientação impacta positivamente a formação dos futuros professores e a co-formação dos professores supervisores tanto no ESO como no PRP; são produzidos espaços de formação coletiva principalmente no PRP;  ESO e PRP propiciam espaços formativos privilegiados de aprendizagem uma vez que inserem os professores em contextos práticos ainda na Universidade.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

SILVEIRA, T. A.; GOMES MARINHO, M. C. Aproximações e distanciamentos entre as orientações no estágio supervisionado (ESO) e no programa de residência pedagógica (PRP) na formação dos professores de química. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 235–248, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i25.372. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/372. Acesso em: 19 abr. 2024.