PIBID: promoção e valorização da formação docente no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores
Palavras-chave:
Política Nacional de Formação de Professores, PIBID, Formação inicialResumo
O texto proposto resulta de reflexões advindas do projeto de pesquisa “Política Nacional de Formação de Professores: um estudo do PIBID enquanto política de promoção e valorização da formação docente” e objetiva analisar o referido projeto, com o intuito de compreender o PIBID e sua contribuição para a valorização e qualificação dos futuros professores da educação básica. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, com o desenvolvimento de estudos bibliográficos, análise documental e utilização da dinâmica de grupo focal com os acadêmicos participantes do PIBID, dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas, Matemática e Letras, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – campus de Frederico Westphalen. O estudo está inserido no Grupo de Pesquisa em Educação, e seu foco é compreender como os acadêmicos percebem a própria formação, tendo como referência o PIBID. A sustentação teórica do projeto fundamenta-se nas Políticas de Formação de Professores e em autores que discutem essas políticas no Brasil. A pesquisa em andamento, está na fase da análise de dados, contudo, podemos declarar, ainda que parcialmente, que o PIBID tem atuado na valorização dos futuros docentes, ao propiciar que eles trabalhem, na prática o que lhes é transmitido nos bancos acadêmicos, trazendo a experiência necessária para que eles decidam se querem ou não serem professores. Além disso, esse programa propicia a instrumentalização para tratar de modo adequado os problemas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, que vão incentivá-los a assumirem a carreira docente e, consequentemente, contribuirão para a elevação da qualidade de ensino da escola pública, um dos seus objetivos primordiais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.