Estudo das repercussões do Programa Residência Pedagógica na formação de Professores de Matemática

Autores

  • Douglas da Silva Tinti Universidade Federal de Ouro Preto
  • José Fernandes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais IFMG

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.404
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Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Formação de Professores de Matemática, Políticas Públicas, Educação Matemática

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as repercussões do Programa Residência Pedagógica - PRP na formação de professores de Matemática. Para tanto, realizou-se uma metassíntese qualitativa a partir de 14 estudos apresentados no XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Com vistas a aprofundar a análise das repercussões, os estudos foram agrupados em cinco categorias, a saber: práticas inovadoras; reflexões sobre o PRP; contribuições para a formação inicial do professor de Matemática; aproximação com a escola da Educação Básica e formação e integração dos envolvidos no PRP. Os resultados permitiram compreender que as repercussões identificadas decorrem das características do PRP, enquanto Política Pública de formação. Desse modo, as repercussões apresentadas são oriundas da centralidade do Programa (formação de professores), que foi dinamizada em regime de parceria entre universidade e escola, mobilizando processos de inserção, imersão e de regência no contexto escolar.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

TINTI, D. da S.; SILVA, J. F. da. Estudo das repercussões do Programa Residência Pedagógica na formação de Professores de Matemática. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 151–172, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i25.404. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/404. Acesso em: 29 mar. 2024.