Estudo das repercussões do Programa Residência Pedagógica na formação de Professores de Matemática

  • Douglas da Silva Tinti Universidade Federal de Ouro Preto
  • José Fernandes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais IFMG
Palavras-chave: Residência Pedagógica, Formação de Professores de Matemática, Políticas Públicas, Educação Matemática

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as repercussões do Programa Residência Pedagógica - PRP na formação de professores de Matemática. Para tanto, realizou-se uma metassíntese qualitativa a partir de 14 estudos apresentados no XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Com vistas a aprofundar a análise das repercussões, os estudos foram agrupados em cinco categorias, a saber: práticas inovadoras; reflexões sobre o PRP; contribuições para a formação inicial do professor de Matemática; aproximação com a escola da Educação Básica e formação e integração dos envolvidos no PRP. Os resultados permitiram compreender que as repercussões identificadas decorrem das características do PRP, enquanto Política Pública de formação. Desse modo, as repercussões apresentadas são oriundas da centralidade do Programa (formação de professores), que foi dinamizada em regime de parceria entre universidade e escola, mobilizando processos de inserção, imersão e de regência no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto

Departamento de Educação Matemática- DEMAT

José Fernandes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais IFMG

Pós-Doutoramento pela PUC/SP no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Doutor em Educação Matemática pela UNIAN/SP, na Linha de Pesquisa Formação de professores que ensinam Matemática - Realizou estágio doutoral na Facultad de Formación del Profesorado del Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y la Matemática da Universidad de Barcelona - UB - Espanha (2014/2015) - sendo bolsista CAPES/PDSE. Foi bolsista no Programa de Formação Doutoral Docente - Prodoutoral/Capes. . Possui graduação em Matemática pela - UNIMONTES (2002). Graduação em Pedagogia pela - UNICSUL (2017). Especialização em Ensino Superior pela - UCAM (2003). Mestrado em Educação pela - UNINCOR, (2011). Atuou como docente em escolas públicas e privadas do Estado de Minas Gerais de 2000 a 2009. Foi tutor em curso de especialização da Universidade Castelo Branco - UCB e Universidade Cidade de São Paulo UNICID. Atualmente é Professor efetivo no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista, onde coordenou o Curso de Licenciatura em Matemática de 2010 a 2014. Coordenou ações do Projeto Rondon, em 2011 e 2012, nos estados de RN e AP. Foi coordenador adjunto,no IFMG, do Programa de Consolidação das Licenciaturas ? PRODOCENCIA/CAPES - 2011 a 2013. Atuou como coordenador de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. É Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica. Professor credenciado no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) . É membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e do Comitê Latino Americano de Matemática Educativa - CLAME

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Publicado
22-12-2020
Como Citar
TINTI, D. DA S.; SILVA, J. F. DA. Estudo das repercussões do Programa Residência Pedagógica na formação de Professores de Matemática. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 151-172, 22 dez. 2020.