Motivação para ser professor
A qualidade motivacional dos estudantes de licenciatura em Física
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.661Palavras-chave:
Formação de professores de física, Motivação para o magistério, Perfil dos professores formadoresResumo
Neste trabalho analisamos o perfil de docentes formadores de 5 cursos de Licenciatura em Física no Rio Grande do Norte. Em paralelo, elaboramos uma escala para analisar a qualidade motivacional dos licenciandos. Partimos da pergunta: é possível inferir alguma influência do perfil dos docentes formadores sobre a motivação dos licenciandos para o magistério? Objetivamos construir um perfil dos docentes formadores e analisar se existe influência desse perfil sobre a motivação dos licenciandos para o magistério. Trabalhamos em duas frentes: i) uma documental, na qual buscamos: conhecer os cursos de licenciatura no RN; a composição dos seus colegiados; e o perfil desses colegiados; ii) a outra tratou da elaboração e validação de uma escala de motivação dos licenciandos. Como resultados, reportamos a conclusão de que, aparentemente, o histórico e a atuação acadêmica dos docentes formadores não tem forte impacto sobre a motivação dos discentes licenciandos.
Downloads
Referências
BORUCHOVITCH, E. Escala de motivação para aprender de universitários (EMA-U): propriedades psicométricas. Avaliação Psicológica, v. 7, n. 2, p. 127–134, 2008.
CLEMENT, L.; CUSTÓDIO, J. F.; ALVES FILHO, J. D. P. Potencialidades do ensino por investigação para promoção da motivação autônoma na educação científica. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 1, p. 101, 19 maio 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcelo Nunes Coelho, de Sousa, Freire (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.