Motivação para ser professor

A qualidade motivacional dos estudantes de licenciatura em Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.661
Abstract views: 412 / PDF downloads: 327

Palavras-chave:

Formação de professores de física, Motivação para o magistério, Perfil dos professores formadores

Resumo

Neste trabalho analisamos o perfil de docentes formadores de 5 cursos de Licenciatura em Física no Rio Grande do Norte. Em paralelo, elaboramos uma escala para analisar a qualidade motivacional dos licenciandos. Partimos da pergunta: é possível inferir alguma influência do perfil dos docentes formadores sobre a motivação dos licenciandos para o magistério? Objetivamos construir um perfil dos docentes formadores e analisar se existe influência desse perfil sobre a motivação dos licenciandos para o magistério. Trabalhamos em duas frentes: i) uma documental, na qual buscamos: conhecer os cursos de licenciatura no RN; a composição dos seus colegiados; e o perfil desses colegiados; ii) a outra tratou da elaboração e validação de uma escala de motivação dos licenciandos. Como resultados, reportamos a conclusão de que, aparentemente, o histórico e a atuação acadêmica dos docentes formadores não tem forte impacto sobre a motivação dos discentes licenciandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

BORUCHOVITCH, E. Escala de motivação para aprender de universitários (EMA-U): propriedades psicométricas. Avaliação Psicológica, v. 7, n. 2, p. 127–134, 2008.

CLEMENT, L.; CUSTÓDIO, J. F.; ALVES FILHO, J. D. P. Potencialidades do ensino por investigação para promoção da motivação autônoma na educação científica. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 1, p. 101, 19 maio 2015.

Downloads

Publicado

2023-05-23

Como Citar

NUNES COELHO, M.; DE SOUSA, F. A. .; DAS NEVES FREIRE, E. . Motivação para ser professor: A qualidade motivacional dos estudantes de licenciatura em Física. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 32, p. 67–86, 2023. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i32.661. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/661. Acesso em: 21 nov. 2024.