Professores iniciantes: adentrando algumas pesquisas brasileiras

Autores

  • Célia Nunes
  • Solange Cardoso
Abstract views: 530 / PDF downloads: 674

Palavras-chave:

Professor iniciante, Formação de Professores, Desenvolvimento profissional

Resumo

A temática voltada para os estudos sobre os professores em início de carreira tem sido denosso interesse, já que atuamos no campo da formação de professores. Este trabalho apresenta um levantamento realizado em quatro bases de dados brasileiras e uma breve análise sobre pesquisas feitas no período de 2000 a 2010 cuja temática são os professores iniciantes. As bases de dados investigadas foram: reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no GT 8 - Formação de Professores, Revista Brasileira de Educação, Revista Educação e Sociedade e Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. A seleção dos trabalhos foi realizada investigando a existência de descritores afins com o termo “professor iniciante” em títulos, resumos e/ou no trabalho integral. Por meio deste estudo, constatamos que a temática proposta ainda se encontra incipiente nas pesquisas do campo da formação de professores. No entanto, os estudos que abordam o tema têm apresentado importantes considerações, tais como: a evidência dessa ser uma etapa importante no desenvolvimento profissional docente; necessidade de ainda explorar aspectos pouco analisados, buscando compreender a complexidade dessa etapa na carreira docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMBROSETTI, N. B.; ALMEIDA, P. C. A. A constituição da profissionalidade docente: tornar-se professora de educação infantil. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd,30.,2007, Caxambu. Trabalhos... São Paulo: [s.n.], 2007. Disponível em: . Acesso em: 09 jan. 2012.

FERENC, A. V. F. Narrativas de professores universitários sobre seu processo de socialização profissio-nal. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd,30.,2007, Caxambu. Trabalhos... Viçosa: [s.n.], 2007. Disponível em: . Acesso em: 09 jan. 2012.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÖVOA, António (org.). Vidas de pro-fessores. Porto: Porto Ed., 2000. p. 31-61.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.

LIMA, E. F. de. A construção do início da docência: reflexões a partir de pesquisas brasileiras. Educação, Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 85-98, 2004. Disponível em: http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2004/02/r6.htm Acesso em: 13 nov.2011.

LIMA, E.F.de.(org.). Sobrevivências no início da docência. Brasília: Líber Livro, 2006.

LIMA, A. C. R. E. Aprendizagem da docência: dilemas profissionais dos professores iniciantes. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 28., 2005, Caxambu. Trabalhos... Salvador: [s.n.], 2005. Disponível em:

LUDKE, M. Sobre a socialização profissional de professores. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, nº 99, p.5-15, nov. 1996.

MARIANO, A.L.S. A pesquisa sobre o professor iniciante e o processo de aprendizagem profissional: algumas características. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 29., 2006, Caxambu. Trabalhos... São Carlos: [s.n.], 2006. Disponível em: . Acesso em: 09 jan.2012.

NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. G. N. Processos de formação de professoras iniciantes. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 29., 2006, Caxambu. Trabalhos... São Paulo: [s.n.], 2006 Disponível em: . Acesso em: 9 jan.2012.

NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote,1995.

NUNES, J. B. C. Aprendendo a ensinar: um estudo desde a perspectiva da socialização docente. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 25., 2002, Caxambu. Trabalhos... Fortaleza: [s.n.], 2002. Disponível em: . Acesso em: 10 jan.2012.

PAPI, S. de O. G. Professoras iniciantes bem-sucedidas: um estudo sobre seu desenvolvimento profis-sional. Tese (Doutorado em educação) – Escola de Educação e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011.

ROCHA, G. A. Por uma política institucional comprometida com o início da carreira docente enquanto um projeto coletivo. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 29., 2006, Caxambu. Trabalhos... São Carlos: [s.n.], 2006. Disponível em: < http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT08-2611--Int.pdf >. Acesso em: 10 jan.2012.

TARDIF, M. e RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade. Campinas, v.21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000. Disponível em: < http.scielo.br/pdf/es/ v21n73/4214.pdf>. Acesso em: 26 de jul.2011

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VALLI, L. Reflective education cases and critiques. New York: State University of New Press, 1992.

VEENMAN, S. El proceso de llegar a ser profesor: um análisis de la formacción inicial. In: VILLA, A. (Coord.). Pespectivas y problemas de la funcción docente. Madrid: Narcea, 1988

Downloads

Publicado

2018-07-05

Como Citar

NUNES, C.; CARDOSO, S. Professores iniciantes: adentrando algumas pesquisas brasileiras. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 66–80, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/96. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos