Pesquisas em Educação: A produção do conhecimento no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (UFPI)
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.179Palavras-chave:
NIPEEPP, Epistemologia da prática profissional, Grupo de PesquisaResumo
O presente estudo tem como objetivo apresentar as pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP), da Universidade Federal do Piauí. O núcleo centra sua atenção no campo da educação, saberes da docência, na epistemologia da prática profissional e constituição da identidade das distintas profissões. As metodologias de pesquisas possuem natureza qualitativa, tendo como principais abordagens: a Etnometodologia (COULON, 1995); a Etnografia (ANDRÉ, 2015) e a Netnografia (KOZINETS, 2014). Evidenciamos ao longo da atuação do NIPEEPP, que os participantes ao desenvolverem suas pesquisas ampliam a produção científica na área e promovem seu desenvolvimento profissional, através da aquisição de saberes docentes. Portanto, o núcleo possibilita aos seus integrantes guiar sua prática em conformidade com a compreensão do fenômeno educativo, como movimento dialético de autonomia, emancipação, ação e de práxis.
Downloads
Referências
CARVALHO, Lina Maria de Moraes; CARVALHO, Antonia Dalva França. Brincadeira ou coisa séria? Discutindo o brinquedo e o brincar. Teresina: EDUFPI, 2012.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
COULON, Alain. Etnometodologia. Tradução Epharim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
DEMO, Pedro. Conhecer e aprender: sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2000.
DEWEY, John. Experiência y educación. Tradução Lourenço Luzuriada. Madrid: Biblioteca Nueva, 2004.
FEIMAN-NEMSER, Sharon; BUCHMANN, Margret. Lagunas de las practicas de enseñanza de lós programas de formación del professorado. In: VILLAR ANGULO, Luis Miguel. Conocimiento, creencias y teorias de lós profesores. Alicante: Marfil, 1988. p. 301-314.
FRANÇA-CARVALHO, Antonia Dalva; CAVALCANTI, Ágata Laisa Laremberg Alves; DOURADO, Anne Caroline Soares (Orgs.). Conversas pedagógicas: a epistemologia da escola de tempo integral. Teresina: EDUFPI, 2015.
FRANÇA-CARVALHO, Antonia Dalva; SANTOS, Mário Gomes dos; CASTRO, Mônica Maria M. R. N. de. O Prodocência e os cursos de licenciaturas de Física, Matemática e Pedagogia da UFPI. Teresina: EDUFPI, 2013.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. v. 23.
GIESTA, Nágila Caporlíngua. Cotidiano escolar e formação reflexiva do professor: moda ou valorização do saber docente? Araraquara: JM Editora, 2001.
GONÇALVES, José Alberto M. A carreira dos professores do ensino primário. In: NÓVOA, Antonio. Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 1995. p.141-169.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.
MARCELO GARCIA, Carlos. A formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. 2. ed. atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2009.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de janeiro: Lamparina, 2008.
NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
OLIVEIRA, Maria Marly. Como fazer pesquisa qualitativa. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
PIAUÍ. Novo Regimento Interno do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP). Teresina-PI: Universidade Federal do Piauí, 2012.
RAMOS, Renata Adrian Ribeiro Santos. Necessidades formativas de professores do Ensino Superior, com vistas ao desenvolvimento profissional: o caso de uma Universidade Pública na Bahia. 2013. 202 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Feira de Santana - Feira de Santana, Bahia, 2013.
SACRISTÁN, Jose Gimeno. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr. 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf >. Acesso em: 25 maio. 2018.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
STENHOUSE, Lawrence. La investigación cono base de la enseñanza. 5. ed. Madrid: Morata, 2004.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.