Pesquisas em Educação: A produção do conhecimento no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (UFPI)

Autores

  • Antonia Dalva França Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Ágata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.179
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Palavras-chave:

NIPEEPP, Epistemologia da prática profissional, Grupo de Pesquisa

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar as pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP), da Universidade Federal do Piauí. O núcleo centra sua atenção no campo da educação, saberes da docência, na epistemologia da prática profissional e  constituição da identidade das distintas profissões. As metodologias de pesquisas possuem natureza qualitativa, tendo como principais abordagens: a Etnometodologia (COULON, 1995); a Etnografia (ANDRÉ, 2015) e a Netnografia (KOZINETS, 2014). Evidenciamos ao longo da atuação do NIPEEPP, que os participantes ao desenvolverem suas pesquisas ampliam a produção científica na área e promovem seu desenvolvimento profissional, através da aquisição de saberes docentes. Portanto, o núcleo possibilita aos seus integrantes guiar sua prática em conformidade com a compreensão do fenômeno educativo, como movimento dialético de autonomia, emancipação, ação e de práxis.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

FRANÇA CARVALHO, A. D.; CAVALCANTI, Ágata L. L. A. Pesquisas em Educação: A produção do conhecimento no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (UFPI). Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 33–48, 2018. DOI: 10.31639/rbpfp.v10i19.179. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/179. Acesso em: 2 dez. 2024.