A relação teoria e prática no programa residência pedagógica da Universidade Federal do Piauí

Autores

  • Antonia Dalva França Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Raimunda Alves Melo Universidade Federal do Piaui
  • Luisa Xavier de Oliveira Universidade Federal do Piaui

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.395
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Resumo

Esta pesquisa discute o design do Programa Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido na Universidade Federal do Piauí (UFPI), evidenciando os fundamentos que caracterizam essa experiência, metodologias e estratégias são utilizadas para a aproximação entre universidade e escolas e qual a concepção de formação docente embasa as ações do referido programa. Realizou-se pesquisa descritiva de abordagem qualitativa utilizando a observação simples e análise documental da legislação que regulamenta/orienta o programa para produção dos dados. Os resultados apontam que a aproximação da IES e as escolas campo acontece principalmente por meio da formação continuada dos professores da educação básica e atuação dos residentes nas diversas atividades desenvolvidas em âmbito escolar. A concepção pedagógica que fundamenta as ações do PRP, a priori, é a perspectiva prática com enfoque reflexivo emancipatório.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

FRANÇA CARVALHO, A. D.; MELO, R. A. .; DE OLIVEIRA, L. X. A relação teoria e prática no programa residência pedagógica da Universidade Federal do Piauí. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 123–136, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i25.395. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/395. Acesso em: 19 abr. 2024.