A relação teoria e prática no programa residência pedagógica da Universidade Federal do Piauí

Autores

  • Antonia Dalva França Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Raimunda Alves Melo Universidade Federal do Piaui
  • Luisa Xavier de Oliveira Universidade Federal do Piaui

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.395
Abstract views: 1690 / PDF downloads: 852

Resumo

Esta pesquisa discute o design do Programa Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido na Universidade Federal do Piauí (UFPI), evidenciando os fundamentos que caracterizam essa experiência, metodologias e estratégias são utilizadas para a aproximação entre universidade e escolas e qual a concepção de formação docente embasa as ações do referido programa. Realizou-se pesquisa descritiva de abordagem qualitativa utilizando a observação simples e análise documental da legislação que regulamenta/orienta o programa para produção dos dados. Os resultados apontam que a aproximação da IES e as escolas campo acontece principalmente por meio da formação continuada dos professores da educação básica e atuação dos residentes nas diversas atividades desenvolvidas em âmbito escolar. A concepção pedagógica que fundamenta as ações do PRP, a priori, é a perspectiva prática com enfoque reflexivo emancipatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei Nº 227, de 2007. Sobre a “residência educacional
a professores da educação básica”, de autoria do Senador Marco Maciel. Disponível em: <https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/130041. Acesso em 11/03/2020.

BICUDO, M. A. V. Análise qualitativo-fenomenológica de projeto pedagógico. In: BICUDO, M. A. V. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011. p. 121-149.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital
6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de
Residência Pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

CARVALHO, Antonia Dalva França. A racionalidade pedagógica da ação dos formadores de professores: um estudo sobre a epistemologia da prática docente nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Piauí. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. UFC. Fortaleza, 2007.

GRILLO, M. C. Percursos da constituição da docência. In: ENRICONE, D.
(Org.). A docência na educação superior: sete olhares. Porto Alegre: Evangraf, 2006. p. 59 - 72.

FORMOSINHO, J. (Coord.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.

GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9ª ed. São Paulo. Cortez, 2011.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Abrasco; São Paulo: Hucitec, 2009.

NÓVOA, A. O regresso dos professores. Lisboa: Ministério da Educação, 2008.

PEREIRA, J. E. D. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a
formação docente. In: Educação & Sociedade: Revista Quadrimestral de Ciências da
Educação. Formação de Profissionais da Educação Políticas e Tendências. Campinas: Cedes, nº 68, 1999, p. 109-125.
PÉREZ GÓMEZ, A. I. Ensino para a compreensão. In: SACRISTAN, J. G.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.

POLADIAN. M. L. P. Estudo sobre o Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP: uma aproximação entre universidade e escola. EdUCERE Livro 2: Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores. Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro2/ESTUDO%20SOBRE%20O%20PROGRAMA%20DE%20RESID%C3%8ANCIA%20PEDAG%C3%93GICA%20DA%20UNIFESP%20UMA%20APROXIMA%C3%87%C3%83O%20ENTRE%20UNIVERSIDADE%20E%20ESCOLA.pdf. Acesso em: 11/09/2020.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Projeto Institucional do Programa Residência Pedagógica. 2018. Teresina, 2018.

ZEICHNER1, K. M. A Formação Reflexiva de Professores: Ideias e Práticas. – Educa. Professores, 1993.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

FRANÇA CARVALHO, A. D.; MELO, R. A. .; DE OLIVEIRA, L. X. A relação teoria e prática no programa residência pedagógica da Universidade Federal do Piauí. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 123–136, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i25.395. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/395. Acesso em: 3 dez. 2024.