A relação teoria e prática no programa residência pedagógica da Universidade Federal do Piauí

  • Antonia Dalva França Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Raimunda Alves Melo Universidade Federal do Piaui
  • Luisa Xavier de Oliveira Universidade Federal do Piaui

Resumo

Esta pesquisa discute o design do Programa Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido na Universidade Federal do Piauí (UFPI), evidenciando os fundamentos que caracterizam essa experiência, metodologias e estratégias são utilizadas para a aproximação entre universidade e escolas e qual a concepção de formação docente embasa as ações do referido programa. Realizou-se pesquisa descritiva de abordagem qualitativa utilizando a observação simples e análise documental da legislação que regulamenta/orienta o programa para produção dos dados. Os resultados apontam que a aproximação da IES e as escolas campo acontece principalmente por meio da formação continuada dos professores da educação básica e atuação dos residentes nas diversas atividades desenvolvidas em âmbito escolar. A concepção pedagógica que fundamenta as ações do PRP, a priori, é a perspectiva prática com enfoque reflexivo emancipatório.

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Biografia do Autor

Raimunda Alves Melo, Universidade Federal do Piaui

Educação

Luisa Xavier de Oliveira, Universidade Federal do Piaui

Depto Métodos e Tecnicas de Ensino 

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Publicado
22-12-2020
Como Citar
FRANÇA CARVALHO, A. D.; MELO, R. A.; DE OLIVEIRA, L. X. A relação teoria e prática no programa residência pedagógica da Universidade Federal do Piauí. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 123-136, 22 dez. 2020.