Formação inicial na Pedagogia e o trabalho nas escolas multisseriadas no campo no Oeste de Santa Catarina - Brasil
Palavras-chave:
Formação Inicial, Pedagogia, Classes multisseriadas, Educação do CampoResumo
Este artigo propõe compreender como a temática do ensino multisseriado está inserida na formação inicial de graduadas em Pedagogia a partir de depoimentos de educadoras que narram sua trajetória como docentes no ensino multisseriado no campo. O problema de pesquisa que mobilizou o estudo foi: Qual a percepção das educadoras das escolas multisseriadas do interior do município de Anchieta-SC sobre a formação recebida no curso de Pedagogia para trabalhar nessa modalidade de ensino? Do problema derivam as seguintes questões de pesquisa: Como se caracteriza a trajetória das escolas multisseriadas no município de Anchieta-SC? As pedagogas sentem-se preparadas para atuar em escolas multisseriadas? Quais os desafios pedagógicos nas escolas multisseriadas no campo? A formação inicial das educadoras capacita para trabalhar com todas as modalidades de ensino? O objetivo geral foi compreender, a partir da percepção das educadoras que trabalham nas escolas multisseriadas do campo se a formação recebida na Pedagogia prepara para trabalhar nas diferentes modalidades de ensino. A pesquisa realizou-se em duas escolas multisseriadas situadas no município de Anchieta-SC, por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, com três educadoras que atuam no ensino multisseriado do campo. O estudo possibilitou compreender que existem vários desafios para as docentes de classes multisseriadas, mas, percebemos que a Pedagogia precisa melhorar a formação das pedagogas para que possam estar preparados para trabalhar nessas escolas multisseriadas. O resultado mostrou que as educadoras que se formaram em Pedagogia demonstram não terem formação específica para trabalhar em escolas multisseriadas, porém, de várias formas vão buscar capacitação e se preparar para fazer um bom trabalho.
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