Formação inicial na Pedagogia e o trabalho nas escolas multisseriadas no campo no Oeste de Santa Catarina - Brasil

Auteurs

  • Ivo Dickmann Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Jéssica Luana da Costa Folgiarini Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó http://orcid.org/0000-0003-2469-6981
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Mots-clés :

Formação Inicial, Pedagogia, Classes multisseriadas, Educação do Campo

Résumé

Este artigo propõe compreender como a temática do ensino multisseriado está inserida na formação inicial de graduadas em Pedagogia a partir de depoimentos de educadoras que narram sua trajetória como docentes no ensino multisseriado no campo. O problema de pesquisa que mobilizou o estudo foi: Qual a percepção das educadoras das escolas multisseriadas do interior do município de Anchieta-SC sobre a formação recebida no curso de Pedagogia para trabalhar nessa modalidade de ensino? Do problema derivam as seguintes questões de pesquisa: Como se caracteriza a trajetória das escolas multisseriadas no município de Anchieta-SC? As pedagogas sentem-se preparadas para atuar em escolas multisseriadas?  Quais os desafios pedagógicos nas escolas multisseriadas no campo?  A formação inicial das educadoras capacita para trabalhar com todas as modalidades de ensino? O objetivo geral foi compreender, a partir da percepção das educadoras que trabalham nas escolas multisseriadas do campo se a formação recebida na Pedagogia prepara para trabalhar nas diferentes modalidades de ensino. A pesquisa realizou-se em duas escolas multisseriadas situadas no município de Anchieta-SC, por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, com três educadoras que atuam no ensino multisseriado do campo. O estudo possibilitou compreender que existem vários desafios para as docentes de classes multisseriadas, mas, percebemos que a Pedagogia precisa melhorar a formação das pedagogas para que possam estar preparados para trabalhar nessas escolas multisseriadas. O resultado mostrou que as educadoras que se formaram em Pedagogia demonstram não terem formação específica para trabalhar em escolas multisseriadas, porém, de várias formas vão buscar capacitação e se preparar para fazer um bom trabalho.

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Publiée

2019-08-30

Comment citer

DICKMANN, I.; FOLGIARINI, J. L. da C. Formação inicial na Pedagogia e o trabalho nas escolas multisseriadas no campo no Oeste de Santa Catarina - Brasil. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 121–136, 2019. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/225. Acesso em: 25 nov. 2024.