Formação docente e relações étnico-raciais: reflexões no contexto da Lei nº 10.639/03

Autores

  • Antonio de Assis Cruz Nunes UFMA
  • Luanda Martins Campos PPGEEB/UFMA
  • Lucileide Martins Borges Ferreira PPGEEB/UFMA

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.263
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Palavras-chave:

Formação docente, Relações Étnico-Raciais, Lei nº 10.639/03

Resumo

O artigo trata sobre formação docente frente a implementação da Lei nº 10.639/03 no interin de uma educação antirracista. O estudo inicia discorrendo sobre os caminhos para construção de uma identidade docente segundo alguns autores e autoras, como: Imbernón (2011); Veiga (2012); Tardiff (2014) e Gauthier (2006). Em seguida, é discorrido sobre formação docente na perspectiva da Teoria histórico-cultural e da interculturalidade. Assim, foram utilizados os alguns autores e autoras: Candau (2000); Duarte (1993); Fleury (2003) e Munanga (2008). A pesquisa concluiu que  é possível ter uma formação docente que contemple uma educação antirracista à luz de enfoques críticos na perspectiva que atendam à implementação da Lei nº 10.639/03.

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Publicado

2019-12-02

Como Citar

NUNES, A. de A. C.; CAMPOS, L. M.; FERREIRA, L. M. B. Formação docente e relações étnico-raciais: reflexões no contexto da Lei nº 10.639/03. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 21–30, 2019. DOI: 10.31639/rbpfp.v11i22.263. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/263. Acesso em: 30 dez. 2024.