ESTRATÉGIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003: CONSIDERAÇÕES À DIMENSÃO SUBJETIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e837
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Palavras-chave:

Lei 10.639/2003, Educação das relações étnico-raciais, formação docente, currículo, subjetividades

Resumo

O presente trabalho pretende trazer a dimensão da subjetividade como um elemento imprescindível na composição do percurso formativo de professores e professoras para a Educação das Relações Étnico-Raciais, em atendimento à Lei 10.639/2003. Para tanto, o estudo parte de uma pesquisa-intervenção e propõe uma reflexão crítica sobre a representação da negritude nas escolas, evidenciando a ausência de modelos identificatórios positivos nesse ambiente e a normatividade da branquitude no currículo escolar, nos recursos pedagógicos, materiais didáticos e no próprio espaço físico da escola, em uma atribuição de signos e significados que enaltecem e reforçam o seu poder. Sem perder de vista a dimensão inconsciente que atravessa a complexa questão do racismo, compreende-se que é necessário pensar além das importantes normatizações curriculares, conteúdos, competências e habilidades voltadas ao reconhecimento e valorização da diversidade.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

CAMILLOTO, L. S. de B.; DINIZ, M. ESTRATÉGIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003: CONSIDERAÇÕES À DIMENSÃO SUBJETIVA. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e837, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e837. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e837. Acesso em: 2 jan. 2025.

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