O papel do preceptor na formação de residentes

Autores

  • Raquel Batista Corrêa Universidade Federal do Pará
  • Valéria Risuenho Marques Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.390
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Palavras-chave:

Formação inicial. Programa Residência Pedagógica. Orientador de aprendizagens.

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre contribuições de preceptores ao processo formativo de residentes do Programa Residência Pedagógica, Subprojeto “Ensino de matemática no 6º ano do Ensino Fundamental: experiências formativas por meio da residência pedagógica", do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Apoiamo-nos em autores que discutem aspectos da formação inicial docente, saberes da docência, bem como informações contidas em documentos oficiais sobre políticas de formação de professores, em particular, o Edital Capes nº 06/2018, para a contextualização das diretrizes do mencionado programa. O estudo é de abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário, respondido por 10 residentes. Das respostas é possível indicar que o preceptor figura como: orientador, mediador da articulação teoria e prática, incentivador de práticas de pesquisa, dinamizador de estudos e planejamento, gerenciador de reflexão sobre dificuldades de aprendizagem dos alunos.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

BATISTA CORRÊA, R.; RISUENHO MARQUES, V. O papel do preceptor na formação de residentes. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 187–202, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i25.390. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/390. Acesso em: 19 nov. 2024.