O estágio supervisionado em ensino de ciências como espaço para a mobilização dos saberes docentes

Autores

  • Antonia Adriana Mota Arrais UnB/SEDF
  • Delano Moody Simões da Silva Faculdade UnB Planaltina

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.397
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Palavras-chave:

Saberes docentes. Estágio Supervisionado. Ensino de Ciências.

Resumo

O presente é dedicado a investigar indícios de mobilização/desenvolvimento dos saberes docentes nos licenciandos de Ciências Naturais a partir da disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências 1 da Faculdade UnB Planaltina (FUP/UnB).  Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados como instrumentos de coletas de dados os relatos de medos e expectativas quanto a realização do estágio e os portfólios elaborados pelos licenciandos, tais materiais constituíram o corpus da investigação e foram submetidos a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados indicaram que ao longo do estágio foram mobilizados e desenvolvidos diversos saberes pelos licenciandos, influenciados pelas vivências e experiências no contexto da escola, mas também pelas trocas e reflexões provocadas pelos professores colaboradores e pelo supervisor de estágio na universidade. Esse contato entre jovens e experientes na profissão possibilita confrontar, validar, ressignificar e desenvolver diversos saberes.

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Publicado

2021-04-15

Como Citar

ARRAIS, A. A. M.; SILVA, D. M. S. da. O estágio supervisionado em ensino de ciências como espaço para a mobilização dos saberes docentes. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 79–92, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i26.397. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/397. Acesso em: 14 dez. 2024.