Estudo descritivo acerca dos efeitos do programa institucional de residência pedagógica/UFS no processo de formação continuada dos professores preceptores

Autores

  • LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS Universidade Federal de Sergipe
  • Ana Karolliny do Livramento Melo Universidade Federal de Sergipe
  • Fabio Kalil de Souza Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.409
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Palavras-chave:

Residência Pedagógica. Formação Continuada de Professores. Educação Básica.

Resumo

Resumo: O Programa de Residência Pedagógica se inscreve de modo estratégico no âmbito de programas públicos educacionais para formação inicial de docentes para Educação Básica brasileira. Neste estudo focalizamos o impacto das ações empreendidas pelo Projeto Institucional da UFS para a formação continuada de preceptores participantes do Programa. Como método, optamos pela abordagem quantitativa com enfoque descritivo. Foi aplicado um questionário fechado para 31 docentes participantes, cujas respostas foram analisadas em seus aspectos positivos e negativos e feitas as devidas inferências estatísticas. Entre outros, os resultados sinalizam que o PRP contribui para o intercâmbio de experiências, para reaproximação do conhecimento acadêmico disciplinar e para o contato com residentes, possibilitando a atualização profissional dos seus preceptores. Foram apontados também entraves do Programa para seu desenvolvimento mais efetivo. A conclusão enfeixa principais achados e emplaca limites do estudo que representam janelas para novas pesquisas.

 

 

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Publicado

2021-04-15

Como Citar

SANTOS, L. A. M.; DO LIVRAMENTO MELO, A. K. .; KALIL DE SOUZA, F. . Estudo descritivo acerca dos efeitos do programa institucional de residência pedagógica/UFS no processo de formação continuada dos professores preceptores. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 201–218, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i26.409. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/409. Acesso em: 22 dez. 2024.