Residência pedagógica. Circulação de ideias, modelos e apropriações na formação de professores
Palavras-chave:
Residência pedagógica. Formação inicial de professores. Políticas públicas de formação de professores. Circulação de modelos de formação. Pedagogia da Alternância.Resumo
O artigo apresenta de modo sumário a concepção e o desenvolvimento do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo desde 2006. Analisa proposições legislativas federais e dos executivos federal e estadual de São Paulo de modelos de “residências” na formação inicial e continuada de professores da educação básica, confrontando os modelos com a ideia-chave de vinculação entre formação teórica de base e a prática socioprofissional de professores e gestores escolares. Conclui da análise que o poder da palavra Residência na formação de professores remete a uma ideia-força que sugere formação de qualidade superior. Os Projetos Legislativos contaram com essa âncora, porém, sem conteúdo articulado à realidade. As iniciativas legislativas ou do executivo federal e do Estado de São Paulo revelaram distintas motivações e concepções: como formação continuada, assumiram a potencialidade da imitação pelo exemplo; aplicada à formação inicial de professores, a Residência Educacional em São Paulo reproduziu mais a experiência de um estágio remunerado em apoio às escolas prioritárias. A indução proposta pela Capes apresenta dois elementos centrais: foco na formação inicial de professores e adequação dos currículos e propostas pedagógicas de licenciatura às orientações da BNCC. A iniciativa não tem escala e pode estar assumindo a função de preparar a aceitação do modelo pelas IES, se e quando tornar-se uma imposição legal. Considerando o terceiro setor, a circulação de ideias e apropriações nacionais e internacionais da “marca” já oferta o Programa de Residência Pedagógica como um produto inovador no mercado da formação de professores.
Downloads
Referências
BRASIL. Edital CAPES 01/2019 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/21102020-edital-1-rp-alteracao-pdf . Acesso em 19 de outubro de 2020.
__________. Senado Federal. Projeto de Lei Nº 227, de 2007 sobre a “residência educacional a professores da educação básica”, de autoria do Senador Marco Maciel. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/80855
Acesso em 19 de outubro de 2020.
__________. Senado Federal. Projeto de Lei Nº 284, de 2012 Senador Blairo Maggi que altera o projeto de Lei n. 277, de autoria do senador Marco Marciel. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/106800 Acesso em 19 de outubro de 2020
_______. Senado Federal. Projeto de Lei Nº 06, de 2014 que dispõe sobre a “residência pedagógica do Senador Ricardo Ferraço que altera a Lei 9394/96. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/115998 Acesso em 19 de outubro de 2020
_______. Câmara Federal. Substitutivo ao Projeto de Lei nº 7.552, de 2014 (Apensado: PL nº 5.054/2016) Acrescenta art. 65-A à Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para instituir Residência Pedagógica para os professores da educação básica (2018). Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=5AB99E5F786D0362EE79AFF883272AFA.proposicoesWebExterno2?codteor=1658550&filename=Parecer-CE-10-05-2018. Acesso em 19 de outubro de 2020
BRITO, Solange Aparecida da Silva. Estágio Remunerado, formação, profissionalização e precarização do trabalho docente: um estudo a partir do programa “residência educacional” São Paulo, 2013. Dissertação (mestrado), Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, Sorocaba, 2013.
FARIA, Juliana Batista; Diniz-PEREIRA, Júlio Emílio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? Revista de Educação Pública. Cuiabá, v. 28, n. 68, p. 333-356, maio/ago. 2019
Disponível em
https://www.researchgate.net/publication/333226811_Residencia_pedagogica_afinal_o_que_e_isso Acesso em 19 de outubro
FARIA, Juliana Batista. O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa [manuscrito]: experiências de formação de sujeitos em imersão docente. Belo Horizonte, 2018. Tese - (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Disponível em https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-BA8PTQ Acesso em 19 de outubro de 2020.
GIGLIO, Celia Maria Benedicto; LUGLI, Rosário Silvana Genta. Diálogos pertinentes na formação inicial e continuada de professores e gestores escolares. A concepção do Programa de Residência Pedagógica na UNIFESP. Cadernos de Educação, n. 46, 2013, p. 62-82, set./dez., 2013. Disponível em:
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/4173 Acesso em 19 de outubro de 2020.
GIGLIO, Celia Maria Benedicto. et al. Residência Pedagógica: Um Diálogo em Construção. 2008. Relatório de pesquisa. CAPES-DEB 2008.
GIGLIO, Celia Maria Benedicto. Residência Pedagógica como diálogo permanente entre a formação inicial e continuada de professores. In: DALBEN, A. et al. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. 1, p. 375-392.
GIGLIO, Celia Maria Benedicto. et al. Residência Pedagógica: diálogo permanente entre a formação inicial e a formação contínua de professores e pedagogos. In: GOMES, M. de O. (Org.) Estágios na formação de professores: Possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 15-46.
GUALTIERI, Regina Cândida; MARTINS, Edna; PESCE, Lucila. Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo: avanços e desafios. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n.3, p.1140-1159 jul./set. 2020. Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo – PUC/SP http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum.
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000400249
Acesso em 19 de outubro de 2020.
MORRONE, Maria Lucia; CESANA, Marina Ranieri; CHEDE Rosângela Aparecida Ferini Vargas. Residência Educacional: Uma possibilidade de articulação teoria e prática na formação docente. XI Seminario Internacional De La Red Estrado. Movimientos Pedagógicos y Trabajo Docente en tiempos de estandarización. Universidad Pedagógica Nacional de México, México – DF, 2016.
http://redeestrado.org/xi_seminario/pdfs/eixo3/73.pdf Acesso em 19 de outubro de 2020.
NAKAYAMA, Bárbara Cristina Sicardi; BRITO, Solange Aparecida da Silva. Formação de professores, estágio remunerado e precarização do trabalho docente: as contradições do Programa Residência Educacional. Laplage em Revista (Sorocaba), vol.2, n.2, mai.-ago. 2016, p.33-4. Disponível em
https://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/158 Acesso em 19 de outubro de 2020.
POLADIAN, Marina Lopes Pedrosa. Estudo sobre o Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP: uma aproximação entre a Universidade e Escola na formação de professores. Dissertação (Mestrado). São Paulo, PUC-SP 2014. Disponível em https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/16141/1/Marina%20Lopes%20Pedrosa%20Poladian.pdf Acesso em Acesso em 19 de outubro de 2020.
PUCCINI, Rosana Fiorini; SAMPAIO, Lucia Alves e BATISTA, Nildo Alves (orgs.). A formação médica na Unifesp: excelência e compromisso social. – São Paulo: Editora Unifesp, 2008.
SANT’ANNA, Neide da Fonseca P; MATTOS, Francisco Roberto P.; COSTA, Christine Sertã. Formação continuada de professores: a experiência do Programa de Residência Docente no Colégio Pedro II. (2015) Educação em Revista. Belo Horizonte, v.31, n.04, p.249 – 278. Outubro-Dezembro 2015. Disponível em
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982015000400249&script=sci_arttext
Acesso em 19/10/2020
SÃO PAULO. PROVÍNCIA. Annexos do relatorio apresentado á Assembléa Legislativa Provincial em S. Paulo na 2.a sessão ordinaria da 15.a legislatura pelo presidente, o conselheiro João Crispiano Soares. S. Paulo, Typ. Imparcial de J.R. de Azevedo Marques, 1865. (Sic). Relatório sobre a Instrução Pública de S. Paulo pelo Inspetor Geral da Instrução Pública Diogo de Mendonça Pinto em 1864.
http://ddsnext.crl.edu/titles/186?terms=&item_id=5103#?c=0&m=54&s=0&cv=105&r=0&xywh=-236%2C280%2C1865%2C1316 Acesso em 19 de outubro de 2020
SÃO PAULO. Decreto n º 57.978/2012. Institui o Programa de Residência Educacional, no âmbito da Secretaria da Educação, e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado – Poder Executivo – Seção I - 19/04/2012, p. 1. Disponível em https://www.al.sp.gov.br/norma/166818 Acesso em 19/10/2020
__________. Decreto 59.150/13. Dispõe sobre o Programa Residência Educacional, instituído pelo Decreto nº 57.978 de 18 de abril de 2012. Diário Oficial do Estado do Estado – Poder Executivo. Seção I - 10/05/2013. p. 3. Disponível em https://www.al.sp.gov.br/norma/166818 Acesso em 19/10/2020
SAVIANI, Dermeval. Formação de Professores no Brasil: Dilemas e Perspectivas. Poíesis Pedagógica - V.9, N.1 jan/jun.2011; pp.07-19. Disponível em https://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/15667 Acesso em 19/10/2020
__________________. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Rev. Bras. Educ.vol.14 no.40 Rio de Janeiro Jan./Apr. 2009 Disponível em https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf Acesso em 19/10/2020
SILVESTRE, Magali Aparecida; VALENTE, Wagner Rodrigues. Professores em Residência Pedagógica: estágio para ensinar Matemática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
UNIFESP. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. 2020.
https://www.unifesp.br/campus/gua/images/Apoio_Pedagogico/Projetos_Pedagogicos/2020_PPC_PEDAGOGIA_2020_vfinal_atualizado.pdf Acesso em 19 de outubro de 2020
________. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (2006-2010). Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.