Residência pedagógica. Circulação de ideias, modelos e apropriações na formação de professores
Mots-clés :
Residência pedagógica. Formação inicial de professores. Políticas públicas de formação de professores. Circulação de modelos de formação. Pedagogia da Alternância.Résumé
O artigo apresenta de modo sumário a concepção e o desenvolvimento do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo desde 2006. Analisa proposições legislativas federais e dos executivos federal e estadual de São Paulo de modelos de “residências” na formação inicial e continuada de professores da educação básica, confrontando os modelos com a ideia-chave de vinculação entre formação teórica de base e a prática socioprofissional de professores e gestores escolares. Conclui da análise que o poder da palavra Residência na formação de professores remete a uma ideia-força que sugere formação de qualidade superior. Os Projetos Legislativos contaram com essa âncora, porém, sem conteúdo articulado à realidade. As iniciativas legislativas ou do executivo federal e do Estado de São Paulo revelaram distintas motivações e concepções: como formação continuada, assumiram a potencialidade da imitação pelo exemplo; aplicada à formação inicial de professores, a Residência Educacional em São Paulo reproduziu mais a experiência de um estágio remunerado em apoio às escolas prioritárias. A indução proposta pela Capes apresenta dois elementos centrais: foco na formação inicial de professores e adequação dos currículos e propostas pedagógicas de licenciatura às orientações da BNCC. A iniciativa não tem escala e pode estar assumindo a função de preparar a aceitação do modelo pelas IES, se e quando tornar-se uma imposição legal. Considerando o terceiro setor, a circulação de ideias e apropriações nacionais e internacionais da “marca” já oferta o Programa de Residência Pedagógica como um produto inovador no mercado da formação de professores.
Téléchargements
Références
BRASIL. Edital CAPES 01/2019 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/21102020-edital-1-rp-alteracao-pdf . Acesso em 19 de outubro de 2020.
__________. Senado Federal. Projeto de Lei Nº 227, de 2007 sobre a “residência educacional a professores da educação básica”, de autoria do Senador Marco Maciel. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/80855
Acesso em 19 de outubro de 2020.
__________. Senado Federal. Projeto de Lei Nº 284, de 2012 Senador Blairo Maggi que altera o projeto de Lei n. 277, de autoria do senador Marco Marciel. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/106800 Acesso em 19 de outubro de 2020
_______. Senado Federal. Projeto de Lei Nº 06, de 2014 que dispõe sobre a “residência pedagógica do Senador Ricardo Ferraço que altera a Lei 9394/96. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/115998 Acesso em 19 de outubro de 2020
_______. Câmara Federal. Substitutivo ao Projeto de Lei nº 7.552, de 2014 (Apensado: PL nº 5.054/2016) Acrescenta art. 65-A à Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para instituir Residência Pedagógica para os professores da educação básica (2018). Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=5AB99E5F786D0362EE79AFF883272AFA.proposicoesWebExterno2?codteor=1658550&filename=Parecer-CE-10-05-2018. Acesso em 19 de outubro de 2020
BRITO, Solange Aparecida da Silva. Estágio Remunerado, formação, profissionalização e precarização do trabalho docente: um estudo a partir do programa “residência educacional” São Paulo, 2013. Dissertação (mestrado), Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, Sorocaba, 2013.
FARIA, Juliana Batista; Diniz-PEREIRA, Júlio Emílio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? Revista de Educação Pública. Cuiabá, v. 28, n. 68, p. 333-356, maio/ago. 2019
Disponível em
https://www.researchgate.net/publication/333226811_Residencia_pedagogica_afinal_o_que_e_isso Acesso em 19 de outubro
FARIA, Juliana Batista. O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa [manuscrito]: experiências de formação de sujeitos em imersão docente. Belo Horizonte, 2018. Tese - (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Disponível em https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-BA8PTQ Acesso em 19 de outubro de 2020.
GIGLIO, Celia Maria Benedicto; LUGLI, Rosário Silvana Genta. Diálogos pertinentes na formação inicial e continuada de professores e gestores escolares. A concepção do Programa de Residência Pedagógica na UNIFESP. Cadernos de Educação, n. 46, 2013, p. 62-82, set./dez., 2013. Disponível em:
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/4173 Acesso em 19 de outubro de 2020.
GIGLIO, Celia Maria Benedicto. et al. Residência Pedagógica: Um Diálogo em Construção. 2008. Relatório de pesquisa. CAPES-DEB 2008.
GIGLIO, Celia Maria Benedicto. Residência Pedagógica como diálogo permanente entre a formação inicial e continuada de professores. In: DALBEN, A. et al. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. 1, p. 375-392.
GIGLIO, Celia Maria Benedicto. et al. Residência Pedagógica: diálogo permanente entre a formação inicial e a formação contínua de professores e pedagogos. In: GOMES, M. de O. (Org.) Estágios na formação de professores: Possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 15-46.
GUALTIERI, Regina Cândida; MARTINS, Edna; PESCE, Lucila. Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo: avanços e desafios. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n.3, p.1140-1159 jul./set. 2020. Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo – PUC/SP http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum.
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000400249
Acesso em 19 de outubro de 2020.
MORRONE, Maria Lucia; CESANA, Marina Ranieri; CHEDE Rosângela Aparecida Ferini Vargas. Residência Educacional: Uma possibilidade de articulação teoria e prática na formação docente. XI Seminario Internacional De La Red Estrado. Movimientos Pedagógicos y Trabajo Docente en tiempos de estandarización. Universidad Pedagógica Nacional de México, México – DF, 2016.
http://redeestrado.org/xi_seminario/pdfs/eixo3/73.pdf Acesso em 19 de outubro de 2020.
NAKAYAMA, Bárbara Cristina Sicardi; BRITO, Solange Aparecida da Silva. Formação de professores, estágio remunerado e precarização do trabalho docente: as contradições do Programa Residência Educacional. Laplage em Revista (Sorocaba), vol.2, n.2, mai.-ago. 2016, p.33-4. Disponível em
https://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/158 Acesso em 19 de outubro de 2020.
POLADIAN, Marina Lopes Pedrosa. Estudo sobre o Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP: uma aproximação entre a Universidade e Escola na formação de professores. Dissertação (Mestrado). São Paulo, PUC-SP 2014. Disponível em https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/16141/1/Marina%20Lopes%20Pedrosa%20Poladian.pdf Acesso em Acesso em 19 de outubro de 2020.
PUCCINI, Rosana Fiorini; SAMPAIO, Lucia Alves e BATISTA, Nildo Alves (orgs.). A formação médica na Unifesp: excelência e compromisso social. – São Paulo: Editora Unifesp, 2008.
SANT’ANNA, Neide da Fonseca P; MATTOS, Francisco Roberto P.; COSTA, Christine Sertã. Formação continuada de professores: a experiência do Programa de Residência Docente no Colégio Pedro II. (2015) Educação em Revista. Belo Horizonte, v.31, n.04, p.249 – 278. Outubro-Dezembro 2015. Disponível em
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982015000400249&script=sci_arttext
Acesso em 19/10/2020
SÃO PAULO. PROVÍNCIA. Annexos do relatorio apresentado á Assembléa Legislativa Provincial em S. Paulo na 2.a sessão ordinaria da 15.a legislatura pelo presidente, o conselheiro João Crispiano Soares. S. Paulo, Typ. Imparcial de J.R. de Azevedo Marques, 1865. (Sic). Relatório sobre a Instrução Pública de S. Paulo pelo Inspetor Geral da Instrução Pública Diogo de Mendonça Pinto em 1864.
http://ddsnext.crl.edu/titles/186?terms=&item_id=5103#?c=0&m=54&s=0&cv=105&r=0&xywh=-236%2C280%2C1865%2C1316 Acesso em 19 de outubro de 2020
SÃO PAULO. Decreto n º 57.978/2012. Institui o Programa de Residência Educacional, no âmbito da Secretaria da Educação, e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado – Poder Executivo – Seção I - 19/04/2012, p. 1. Disponível em https://www.al.sp.gov.br/norma/166818 Acesso em 19/10/2020
__________. Decreto 59.150/13. Dispõe sobre o Programa Residência Educacional, instituído pelo Decreto nº 57.978 de 18 de abril de 2012. Diário Oficial do Estado do Estado – Poder Executivo. Seção I - 10/05/2013. p. 3. Disponível em https://www.al.sp.gov.br/norma/166818 Acesso em 19/10/2020
SAVIANI, Dermeval. Formação de Professores no Brasil: Dilemas e Perspectivas. Poíesis Pedagógica - V.9, N.1 jan/jun.2011; pp.07-19. Disponível em https://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/15667 Acesso em 19/10/2020
__________________. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Rev. Bras. Educ.vol.14 no.40 Rio de Janeiro Jan./Apr. 2009 Disponível em https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf Acesso em 19/10/2020
SILVESTRE, Magali Aparecida; VALENTE, Wagner Rodrigues. Professores em Residência Pedagógica: estágio para ensinar Matemática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
UNIFESP. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. 2020.
https://www.unifesp.br/campus/gua/images/Apoio_Pedagogico/Projetos_Pedagogicos/2020_PPC_PEDAGOGIA_2020_vfinal_atualizado.pdf Acesso em 19 de outubro de 2020
________. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (2006-2010). Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. 2010.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.