Pedagogical residence. Circulation of ideas, models and appropriations in teacher training.

Authors

  • Celia Maria Benedicto Giglio Universidade Federal de São Paulo
Abstract views: 1834 / PDF downloads: 1510

Keywords:

Pedagogical residency. Initial teacher training. Public policies for teacher education. Circulation of training models. Pedagogy of Alternation.

Abstract

The article summarizes the conception and development of the Pedagogical Residency Program (PRP) of the Pedagogy Course at the Universidade Federal de São Paulo since 2006. It analyzes federal legislative proposals and the federal and state executives of São Paulo for models of “residences” In the initial and continuing training of basic education teachers, confronting the models with the key idea of linking basic theoretical training and the socio-professional practice of teachers and school managers. It concludes from the analysis that the power of the word Residence in teacher education refers to an idea-force that suggests higher quality education. Legislative Projects counted on this anchor, however, without content linked to reality. Legislative or federal executive and São Paulo State initiatives revealed different motivations and conceptions: as continuing education, they assumed the potential of imitation by example; applied to initial teacher training, the Educational Residence in São Paulo reproduced more the experience of a paid internship in support of priority schools. The induction proposed by Capes has two central elements: focus on the initial training of teachers and the adaptation of curricula and pedagogical proposals for undergraduate courses to BNCC guidelines. The initiative has no scale and may be assuming the role of preparing the acceptance of the model by the Higher Education Institutions, if and when it becomes a legal imposition. Considering the third sector, the circulation of ideas and national and international ideas and appropriations of the “brand” already offers the Pedagogical Residency Program as an innovative product in the teacher training market.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL. Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em http://uab.capes.gov.br/images/stories/download/editais/27032018-Edital-6-Residencia-Pedagogica-Alteracao-II.pdf . Acesso em 19 de outubro de 2020.

BRASIL. Edital CAPES 01/2019 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/21102020-edital-1-rp-alteracao-pdf . Acesso em 19 de outubro de 2020.

__________. Senado Federal. Projeto de Lei Nº 227, de 2007 sobre a “residência educacional a professores da educação básica”, de autoria do Senador Marco Maciel. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/80855
Acesso em 19 de outubro de 2020.
__________. Senado Federal. Projeto de Lei Nº 284, de 2012 Senador Blairo Maggi que altera o projeto de Lei n. 277, de autoria do senador Marco Marciel. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/106800 Acesso em 19 de outubro de 2020

_______. Senado Federal. Projeto de Lei Nº 06, de 2014 que dispõe sobre a “residência pedagógica do Senador Ricardo Ferraço que altera a Lei 9394/96. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/115998 Acesso em 19 de outubro de 2020

_______. Câmara Federal. Substitutivo ao Projeto de Lei nº 7.552, de 2014 (Apensado: PL nº 5.054/2016) Acrescenta art. 65-A à Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para instituir Residência Pedagógica para os professores da educação básica (2018). Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=5AB99E5F786D0362EE79AFF883272AFA.proposicoesWebExterno2?codteor=1658550&filename=Parecer-CE-10-05-2018. Acesso em 19 de outubro de 2020

BRITO, Solange Aparecida da Silva. Estágio Remunerado, formação, profissionalização e precarização do trabalho docente: um estudo a partir do programa “residência educacional” São Paulo, 2013. Dissertação (mestrado), Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, Sorocaba, 2013.

FARIA, Juliana Batista; Diniz-PEREIRA, Júlio Emílio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? Revista de Educação Pública. Cuiabá, v. 28, n. 68, p. 333-356, maio/ago. 2019
Disponível em
https://www.researchgate.net/publication/333226811_Residencia_pedagogica_afinal_o_que_e_isso Acesso em 19 de outubro

FARIA, Juliana Batista. O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa [manuscrito]: experiências de formação de sujeitos em imersão docente. Belo Horizonte, 2018. Tese - (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Disponível em https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-BA8PTQ Acesso em 19 de outubro de 2020.

GIGLIO, Celia Maria Benedicto; LUGLI, Rosário Silvana Genta. Diálogos pertinentes na formação inicial e continuada de professores e gestores escolares. A concepção do Programa de Residência Pedagógica na UNIFESP. Cadernos de Educação, n. 46, 2013, p. 62-82, set./dez., 2013. Disponível em:
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/4173 Acesso em 19 de outubro de 2020.

GIGLIO, Celia Maria Benedicto. et al. Residência Pedagógica: Um Diálogo em Construção. 2008. Relatório de pesquisa. CAPES-DEB 2008.

GIGLIO, Celia Maria Benedicto. Residência Pedagógica como diálogo permanente entre a formação inicial e continuada de professores. In: DALBEN, A. et al. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. 1, p. 375-392.

GIGLIO, Celia Maria Benedicto. et al. Residência Pedagógica: diálogo permanente entre a formação inicial e a formação contínua de professores e pedagogos. In: GOMES, M. de O. (Org.) Estágios na formação de professores: Possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 15-46.

GUALTIERI, Regina Cândida; MARTINS, Edna; PESCE, Lucila. Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo: avanços e desafios. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n.3, p.1140-1159 jul./set. 2020. Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo – PUC/SP http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum.
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000400249
Acesso em 19 de outubro de 2020.

MORRONE, Maria Lucia; CESANA, Marina Ranieri; CHEDE Rosângela Aparecida Ferini Vargas. Residência Educacional: Uma possibilidade de articulação teoria e prática na formação docente. XI Seminario Internacional De La Red Estrado. Movimientos Pedagógicos y Trabajo Docente en tiempos de estandarización. Universidad Pedagógica Nacional de México, México – DF, 2016.
http://redeestrado.org/xi_seminario/pdfs/eixo3/73.pdf Acesso em 19 de outubro de 2020.

NAKAYAMA, Bárbara Cristina Sicardi; BRITO, Solange Aparecida da Silva. Formação de professores, estágio remunerado e precarização do trabalho docente: as contradições do Programa Residência Educacional. Laplage em Revista (Sorocaba), vol.2, n.2, mai.-ago. 2016, p.33-4. Disponível em
https://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/158 Acesso em 19 de outubro de 2020.

POLADIAN, Marina Lopes Pedrosa. Estudo sobre o Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP: uma aproximação entre a Universidade e Escola na formação de professores. Dissertação (Mestrado). São Paulo, PUC-SP 2014. Disponível em https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/16141/1/Marina%20Lopes%20Pedrosa%20Poladian.pdf Acesso em Acesso em 19 de outubro de 2020.

PUCCINI, Rosana Fiorini; SAMPAIO, Lucia Alves e BATISTA, Nildo Alves (orgs.). A formação médica na Unifesp: excelência e compromisso social. – São Paulo: Editora Unifesp, 2008.

SANT’ANNA, Neide da Fonseca P; MATTOS, Francisco Roberto P.; COSTA, Christine Sertã. Formação continuada de professores: a experiência do Programa de Residência Docente no Colégio Pedro II. (2015) Educação em Revista. Belo Horizonte, v.31, n.04, p.249 – 278. Outubro-Dezembro 2015. Disponível em
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982015000400249&script=sci_arttext
Acesso em 19/10/2020

SÃO PAULO. PROVÍNCIA. Annexos do relatorio apresentado á Assembléa Legislativa Provincial em S. Paulo na 2.a sessão ordinaria da 15.a legislatura pelo presidente, o conselheiro João Crispiano Soares. S. Paulo, Typ. Imparcial de J.R. de Azevedo Marques, 1865. (Sic). Relatório sobre a Instrução Pública de S. Paulo pelo Inspetor Geral da Instrução Pública Diogo de Mendonça Pinto em 1864.
http://ddsnext.crl.edu/titles/186?terms=&item_id=5103#?c=0&m=54&s=0&cv=105&r=0&xywh=-236%2C280%2C1865%2C1316 Acesso em 19 de outubro de 2020

SÃO PAULO. Decreto n º 57.978/2012. Institui o Programa de Residência Educacional, no âmbito da Secretaria da Educação, e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado – Poder Executivo – Seção I - 19/04/2012, p. 1. Disponível em https://www.al.sp.gov.br/norma/166818 Acesso em 19/10/2020

__________. Decreto 59.150/13. Dispõe sobre o Programa Residência Educacional, instituído pelo Decreto nº 57.978 de 18 de abril de 2012. Diário Oficial do Estado do Estado – Poder Executivo. Seção I - 10/05/2013. p. 3. Disponível em https://www.al.sp.gov.br/norma/166818 Acesso em 19/10/2020

SAVIANI, Dermeval. Formação de Professores no Brasil: Dilemas e Perspectivas. Poíesis Pedagógica - V.9, N.1 jan/jun.2011; pp.07-19. Disponível em https://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/15667 Acesso em 19/10/2020

__________________. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Rev. Bras. Educ.vol.14 no.40 Rio de Janeiro Jan./Apr. 2009 Disponível em https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf Acesso em 19/10/2020

SILVESTRE, Magali Aparecida; VALENTE, Wagner Rodrigues. Professores em Residência Pedagógica: estágio para ensinar Matemática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

UNIFESP. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. 2020.
https://www.unifesp.br/campus/gua/images/Apoio_Pedagogico/Projetos_Pedagogicos/2020_PPC_PEDAGOGIA_2020_vfinal_atualizado.pdf Acesso em 19 de outubro de 2020

________. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (2006-2010). Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. 2010.

Published

2020-12-22

How to Cite

BENEDICTO GIGLIO, C. M. Pedagogical residence. Circulation of ideas, models and appropriations in teacher training. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 13–30, 2020. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/439. Acesso em: 23 nov. 2024.